No desenvolvimento do seu método, uniu o melhor dos dois mundos: exercícios orientais e ocidentais. Uniu filosofias de contemplação, relaxamentos e ligação entre corpo, mente e espírito.

No início da I Guerra Mundial, Joseph foi levado para um campo de exílio em Inglaterra. Mais tarde começa a criar e a desenvolver um programa de “ginástica” para pacientes. Cria os primeiros equipamentos com as molas e cabos das camas para recuperar os pacientes. Ganha reputação quando num surto de gripe que matou milhares de homens, não atingiu nenhum dos homens treinados por ele.

Após a guerra continua a desenvolver o seu programa na Alemanha, em Hamburgo, com forças policiais. Viaja para Nova Iorque, abre um estúdio, e através dele começa a treinar bailarinas do New York City Ballet.

Depois da sua morte, a sua mulher Clara, dá seguimento ao trabalho e alguns dos seus alunos abrem estúdios, nascendo assim uma segunda geração de instrutores de Pilates.

Por essa razão não podemos dizer que há um único método de Pilates, mas sim uma grande variedade de interpretações, variações e progressões.

O Pilates pode ser praticado de diferentes formas, sem equipamentos, com pequenos e grandes equipamentos, conseguindo ser muito específico para diferentes casos e patologias. Daí a importância de o aluno falar inicialmente com o instrutor, para que este possa fazer uma avaliação e adequar às necessidades que a pessoa apresenta.

Muitas vezes é crucial o treino individualizado no Pilates, sendo uma mais valia na realização de exercícios específicos, aumentando a eficácia da sua aprendizagem e realização.

É de extrema importância entender que o movimento faz parte das nossas vidas, do nosso bem-estar.

Pilates: a história e os benefícios deste método

Há quem diga que o método de Pilates é o exercício mais natural do mundo, pois restabelece o movimento natural, corrigindo posturas e modificando padrões.

Aumenta a força, a resistência, o controlo do corpo e a intensidade do movimento, trazendo benefícios para as pessoas de todas as idades. Trabalha o corpo, a mente e o espírito como um todo.

Milene Faustino – Personal Trainer Holmes Place Parque das Nações

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.