No final de 2015, o SAPO foi desafiado a participar na Wings for Life World Run e documentar uma prova mundial que pretende lutar por uma causa maior: a cura das lesões na espinal medula. E, a quatro meses da prova, eis que surge o primeiro treino.

Para quem nunca correu na vida, as condições não podiam ser mais desafiantes: ventos muito fortes, chuva, frio…tudo contras que desmotivariam qualquer pessoa, principalmente quem ainda não tem o bichinho do running.

Mas o espírito de equipa prevaleceu e nada demoveu o grupo de iniciar, naquele momento, o longo caminho até à Wings for Life World Run, ajudado pelo maratonista António Sousa, o primeiro campeão português, da edição de 2014, que venceu depois de três horas de esforço e 46,82 kms percorridos.

“Hoje vamos fazer uma coisa completamente diferente. Vamos correr!”, disse António a sorrir. Porque quem quer treinar a corrida só o pode fazer assim mesmo, correndo mais e mais.

António admite que não nasceu para correr. “Nunca fui um corredor, mas tinha motivação. Não gostava de perder e cada vez treinava mais e mais para reduzir a distância que tinha para aqueles que tinham nascido para correr”. “O mais importante é a motivação. Tudo se faz com motivação e só assim se conseguem obter grandes resultados, especialmente em corridas solidárias como esta”, completou.

Claro que, depois de um discurso deste, não havia como desistir. Primeiro um pequeno contexto, um briefing do que se iria passar, depois o aquecimento para a primeira experiência de quem nunca correu.

A partida deu-se nas Docas de Lisboa e o percurso estendeu-se até ao Cais do Sodré. Os mais experientes formaram um grupo e seguiram caminho. Os novatos (onde se incluiu o SAPO) formaram outro grupo que seguiu o ritmo sugerido pelo maratonista e treinador, que vai acompanhar a equipa de jornalistas até ao dia da prova.

Blocos de 10 minutos de corrida intervalados por 5 minutos de marcha rápida transformaram-se num percurso de quase 1 hora (composto, no total, por 35 minutos de corrida e 15 de marcha rápida). Para quem nunca correu, nada mau, hein?

E esta é a base que António Sousa aconselha. “Tem de se respeitar os princípios básicos do treino. Começar 3 vezes por semana, meia hora por dia, para que o nosso corpo se possa habituar e ter alguma evolução. Depois podemos treinar até 3 vezes por dia. Podemos ir dos 15kms por semana aos 300. O importante é correr”.

O vento forte não facilitou o treino do grupo no percurso de regresso, mas ninguém desistiu. Até porque é preciso treinar arduamente para não sermos apanhados pela meta. Sim, leu bem. Nesta corrida é a meta que nos tenta alcançar, e António Sousa explicou como.

“Ao fim de 30 anos a correr, estamos formatados para ir do ponto A ao ponto B o mais depressa possível...mas aqui não temos ponto B, ele ficou estacionado quando eu parti. Então vou para onde? Vou correr até onde? A determinada altura dei por mim sozinho na estrada a pensar “O que é que eu faço agora?”, mas a meta acabou por aparecer.

E a particularidade da Wings for Life World Run é mesmo esta: ir sempre à frente da meta. Sim, porque não só temos de fazer, no mínimo, 10 kms como teremos de nos esforçar para não sermos apanhados pelo carro da meta. Mais um grande desafio para quem nunca correu na vida.

A organização da corrida espera que este conceito chame a atenção dos amantes do atletismo e, principalmente, que todos descubram finalmente que a Wings for Life World Run, é uma causa que merece muito a nossa atenção. “Pode acontecer a qualquer um, todos nós conhecemos pessoas que sofrem de lesões na espinal medula. E já que há tantos adeptos de corrida, apelava a que as pessoas se inscrevessem e que participassem”, disse António.

Depois de quase uma hora de percurso (uma vitória pessoal, confesso), os merecidos alongamentos foram fundamentais para evitar lesões e dores no corpo. No entanto, a falta de prática falou mais alto e nem os melhores alongamentos evitaram por completo as dores. Um claro sinal de que ainda há muito trabalho para fazer.

Acompanhe o nosso caminho até à Wings for Life World Run. Até ao próximo treino!

Saiba mais em http://www.wingsforlifeworldrun.com/pt/en/porto/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.