Por muito cansado que chegue a casa ao final do dia, faça um esforço. Tire 10 minutos diariamente, vista roupa desportiva, calce as sapatilhas e siga o programa de treino que Duarte Galvão, fisioterapeuta e preparador físico lhe propõe de seguida. A falta de disponibilidade deixa de ser uma desculpa aceitável. Este programa de treino demora menos de um quarto de hora a concluir e também pode ser executado em qualquer ginásio. O seu corpo agradece e a sua saúde também!

A fase inicial do treino

Inicie o treino com cinco minutos de aquecimento cardiovascular. Pode executá-los em qualquer aparelho cardiovascular que tenha em casa ou no ginásio. A passadeira, o remo, a bicicleta ou o step são alternativas recomendadas. Em casa, pode caminhar, subir e descer escadas ou até mesmo dançar para aquecer os músculos.

A fase principal do treino

Esta parte do treino é marcada pelo trabalho muscular das pernas, das costas, do peito, dos bicípites, dos tricípetes e dos abdominais. Pode realizá-los com a ajuda de uma fitball, de um step, de elásticos, de halteres ou de caneleiras, fazendo duas séries de 15 repetições para cada grupo muscular.

A fase final do treino

São muitos os desportistas amadores que se esquecem deles no fim da prática desportiva. Deve terminar sempre este ou qualquer outro treino com alongamentos que envolvam as partes trabalhadas na fase anterior para preservar a sua saúde muscular. Neste caso, terá de alongar pernas, costas, peito, bicípites, tricípetes e abdominais.