Os rituais criados com os óleos essenciais proporcionam momentos inesquecíveis. As diferentes combinações de óleos essenciais permitem obter benefícios e ações específicas, tais como calmante, antibacteriana, adstringente e desintoxicante.

Os óleos essenciais são produtos naturais de plantas. Na sua extração são utilizados diferentes métodos para manter a integridade da sua atividade. Em particular, a destilação por vapor permite muitas vezes uma qualidade e quantidade ótimas do óleo essencial obtido.

Estes óleos podem ser usados nos rituais em spas e no gabinete da esteticista, apostando num conceito holístico e muito natural, que permite relaxar o cliente, cuidar da pele, influenciar o estado de humor e aliviar algum mal-estar que possa existir.

Um pouco de história

O conceito de aromaterapia foi conhecido durante milénios. Os antigos Egípcios baseavam as suas técnicas de mumificação dos faraós em ingredientes aromáticos naturais, tais como a mirra, o incenso e a murta. Os antigos Romanos e Gregos usavam regularmente óleos essenciais e extratos aromáticos durante rituais religiosos.

Por volta do ano 60 a.C., já tinham escrito o primeiro texto sobre aromaterapia e botânica. Em práticas ayurvédicas, em que a antiga ciência indiana ensina dinâmicas do ego e do bem-estar, o uso de óleos essenciais é de primeira importância.

São usados para equilibrar o estado de humor, para aliviar doenças comuns e como afrodisíacos. Até mesmo a medicina moderna contemporânea ocidental explica e certifica o uso efetivo de derivados de vegetais aromáticos para curar doenças básicas.

A aromaterapia moderna nasceu em França em 1920, quando o químico Maurice Gattefossè descobriu acidentalmente as propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de lavanda, depois de queimar o seu braço e o ter imergido no óleo para acalmar a dor.

Rituais do mundo

Nos spas podem-se encontrar vários rituais à base de óleos essenciais, aqui vamos falar de quatro rituais de aromaterapia consoante quatro diferentes filosofias, que podem ser conjugadas num só ritual.

Ritual de massagem oriental

A Medicina Tradicional Chinesa foca-se na teoria conhecida como As Cinco Transformações, às vezes chamada de Os Cinco Elementos. Esta visão cresceu da observação dos ciclos da natureza e da interação de fenómenos e tem dois aspetos: primeiro, o agrupamento conjunto de coisas com uma energia semelhante e, segundo, o fluxo definido de energia entre estas coisas.

Todas as coisas que existem contêm todos os elementos, mas um é dominante. Estes elementos descrevem qualidades diferentes de chi (qi), ou energia, e a maneira como a energia se manifesta no universo. Há mais de 3000 anos atrás, estas convicções estavam definidas e expressas no tui-na, a antiga forma chinesa de terapia de massagem.

'Tui' quer dizer empurrando e 'Na' quer dizer agarrando. Este método de massagem utiliza muitas manipulações para aumentar ou diminuir a energia ao longo do corpo. As funções primárias deste ritual de massagem são drenar os meridianos, ou canais de energia, acelerando assim o fluxo sanguíneo, para regular os órgãos, desbloquear tendões e promover o reposicionamento natural dos ossos.

Os movimentos do terapeuta têm de ter uma pressão contínua e uniforme, velocidade e continuidade, uma força apropriada ao corpo do cliente e um toque que é profundo sem ser agressivo.

Óleos: Baunilha, Jasmim, Mimosa, Ylan Ylang

Saiba mais na próxima página

Ritual de massagem Mediterrânica

Uma reflexão do espírito enérgico e do calor das culturas mediterrânicas, incrementada com a essência do oceano... fluidez, restauração e relaxamento. As mãos do terapeuta dançam como as ondas, e numa doçura e carícia que encoraja uma sensação profunda de bem-estar.

Movimento fluido é a chave: as mãos movem-se com fluidez e graciosidade, o corpo move-se da mesma maneira, observando a respiração ao mesmo tempo do doador e de quem recebe.

Óleos:  a sinergia dos seguintes óleos essenciais e extrato natural do óleo de jojoba, revitaliza e estimula o espírito, ao mesmo tempo exerce uma ação drenante e tonificante no organismo.

Óleos: Anis e Bergamota, Laranja, Limão, Mandarina, Menajericão, Óregão.

Ritual de massagem Indiana

Profundamente ressonante para a mente, o corpo e o espírito, a massagem indiana abraça a essência da filosofia de vida anciã da Ayurveda, a “ciência da vida”, originária da Índia há milhares de anos. Esta filosofia é uma das mais longínquas sabedorias sobre o cuidado holístico de cada um.

A massagem Indiana é uma dupla viagem, que alivia o stress e a tensão e promove um retorno ao perfeito estado de equilíbrio e paz. A primeira parte do ritual deriva do estilo tradicional chamado “suka thirummu” (termo técnico para a promoção da saúde física e mental e do bem-estar).

Nesta fase da massagem obtém-se o equilíbrio de todo o sistema e o fluir normal do “prana” (energia vital) dos meridianos. A segunda parte consiste na fase de relaxamento e envolve a estimulação de pontos vitais, chamados “marma points”. Estes pontos estão situados em áreas onde há o encontro de diferentes sistemas e elementos do corpo, como nervos, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos e linfáticos e ligamentos.

Estes pontos são como compartimentos secretos, nos quais a reação prevista só é possível se o sistema interno funcionar corretamente. Eles não são simples pontos de pressão a serem manipulados, mas uma forma delicada de estimular a energia vital superficial.

Óleos: Bergamota, Cardamomo, Cedro, Elemi, Lavanda, Noz-Moscada, Patchouli, Pimenta Preta

Ritual de massagem Árabe

Areia, chuva, calor e vento. A energia dos elementos Terra, Água, Fogo e Ar. O berço de civilização é representado num ritual que embala cada cliente numa experiência sensorial única. A energia envolvente da terra é o primeiro presente, num esfoliante cremoso para o corpo inteiro.

À medida que o esfoliante é retirado, a sensação purificante e renovadora da água faz efeito. Finalmente, o calor e o movimento harmonizam numa massagem primorosa que restaura a energia natural do corpo e restabelece a vitalidade. O ritual árabe leva-nos de volta às nossas raízes mais humanas – profundo, intenso e energizante.

Óleos: Amyris, Canela, Cedro, Cominho, Elemi, Eucalipto, Gengibre, Gerânio, Labdanum, Lavanda, Limão, Mandarina, Noz Moscada, Patchouli, Vetiver

Óleos usados nos rituais

A sinergia dos óleos essenciais e extratos naturais de óleo reequilibram e elevam o espírito e, ao mesmo tempo, proporcionam uma ação desintoxicante e relaxante no organismo.

Amyris - sedativo.
Anis - expetorante, estimulante.
Baunilha - balsâmico.
Bergamota - analgésico, antidepressivo, antiespasmódico, desintoxicante, digestivo, diurético, tonificante, estimulante.
Canela - antiespasmódico, adstringente, digestivo, estimulante.
Cardamomo - antiespasmódico, digestivo, diurético, estimulante e calmante. Cedro - adstringente, afrodisíaco, diurético, expetorante, sedativo, estimulante circulatório.
Cedro - adstringente, afrodisíaco, diurético, expetorante, sedativo nervoso, estimulante circulatório.
Cominho - antioxidante, antiespasmódico, desintoxicante, afrodisíaco, digestivo, estimulante, tonificante.
Elemi - sedativo, expetorante, fortificante, tonificante, estimulante. Lavanda - analgésico, antidepressivo, desintoxicante, diurético, sedativo, calmante, tonificante.
Eucalipto - analgésico, antineurálgico, balsâmico, diurético, descongestionante, expetorante, estimulante
Gengibre - analgésico, antioxidante, antiespasmódico, expetorante, estimulante.
Gerânio - antidepressivo, anti-inflamatório, adstringente, diurético, tonificante.

Saiba mais na próxima página

Jasmim -
 antidepressivo, afrodisíaco, antiespasmódico, expetorante, sedativo.
Labdanum
- adstringente, balsâmico, expetorante, tonificante
Laranja
- antidepressivo, anti-inflamatório, digestivo, estimulante, tonificante.
Lavanda
- analgésico, antidepressivo, desintoxicante, diurético, calmante, sedativo, tonificante.
Limão
- desintoxicante, diurético, tonificante. Mandarina - antiespasmódico, digestivo, sedativo, tonificante.
Orégão
- analgésico, antiespasmódico, desintoxicante, estimulante.
Mandarina
- antiespasmódico, digestivo, sedativo, tonificante. 
Manjericão
- antidepressivo, digestivo, calmante, restruturante, tonificante.
Mimosa
- Adstringente.

Noz-moscada - analgésico, antioxidante, antiespasmódico, digestivo, estimulante, tonificante. Patchouli - antidepressivo, anti-inflamatório, desintoxicante, digestivo e calmante.
Patchouli - antidepressivo, anti-inflamatório, desintoxicante, digestivo, calmante. Vetiver - antiespasmódico, sedativo nervoso, estimulante circulatório, tonificante.
Pimenta preta - analgésico, antiespasmódico, desintoxicante, afrodisíaco, digestivo, diurético, estimulante (nervos e circulação), tonificante.
Vetiver - antiespamódico, sedativo nervoso, estimulante circulatório, tonificante.
Ylang Ylang - afrodisíaco, antidepressivo, eufórico, hipotensivo, sedativo nervoso, estimulante circulatório.

Óleos recomendados para:
- Ansiedade - Oriental
- Artrites - Árabe
- Celulite - Mediterrânico
- Gripes e constipações  - Árabe/Mediterrânico
- Depressões - Mediterrânico/Oriental
- Fadiga  - Indiano/Árabe
- Indigestão - Indiano
- Insónia - Oriental
- Rutura de ligamentos - Árabe
- Dores musculares - Árabe
- Náuseas - Mediterrânico (fora do período de gravidez)
- Exaustão nervosa - Indiano
- Má circulação - Árabe
- Stress ou tensão - Indiano/Oriental

 

Passo a passo

O Ritual que apresentamos conjuga as 4 técnicas num só.

1- Ritual de boas vindas com inalação da essência escolhida de acordo com a necessidade energética do cliente.

 

2- Massagem com óleo base e com a mesma essência do ritual anterior.

 

3- Massagem de aromaterapia com movimentos relaxantes, drenantes, energéticos.

 

4- utilização de técnicas milenares tais como Tui-Na e Ayurveda em todo o corpo. 

5- Finalização da massagem com movimentos suaves em todo o corpo, que nos ajudam a regressar às nossas origens, tocando o subconsciente.

 

6- Chá com o aroma da essência escolhida para a massagem.

 

Edição: Stela Martins
Agradecimentos: Comfort Zone, J.Casado,
Terapeuta:Lia Chaves
Modelo: Marilia Almeida
Fotografia: José Albino 10x15