Banho de laranja-amarga para relaxar
A laranja-amarga é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes que ajudam no tratamento da ansiedade, depressões e insónias.

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de folhas de laranja-amarga picadas; 1 litro de água a ferver
Preparação: Ferva a água, adicione as ervas e abafe durante 30 minutos. Após coar, despeje o chá na banheira com água morna e permaneça em imersão durante 15 minutos, fazendo massagens suaves no corpo.

Advertência
O consumo exagerado desta planta pode provocar o aumento da tensão arterial.

Banho Aromático para relaxar
Ingredientes: óleo essencial de gerânio* óleo essencial de alfazema * óleo essencial de laranjeira-azeda (Citrus aurantium) * óleo corporal para bebé q.b.

Preparação: Prepare um banho de imersão com água a uma temperatura tolerada pela pele. Adicione à água da banheira 2 gotas de óleo essencial de gerânio, 4 gotas de óleo essencial de alfazema e 2 gotas de óleo essencial de laranjeira-azeda diluídos em óleo corporal para bebé. Entre na banheira e permaneça em imersão 10 minutos para que os efeitos calmantes e os aromas terapêuticos dos óleos vomecem a agir sobre a sua mente e sobre os seus músculos.

Banho relaxante para diminuir a tensão
A mistura dos ingredientes deste banho relaxante aliviam a tensão e a rigidez muscular, diminuem as dores e relaxam o sistema nervoso.

Ingredientes: 125 g de sais de Epsom * 125 de bicarbonato de soda * 5 gotas de óleo essencial de manjerona * 5 gotas de óleo essencial de alfazema
Preparação: Misture todos os ingredientes num recipiente. Encha a banheira com água a uma temperatura tolerada pela sua pele, adicione a mistura anterior ao banhos e dissolva-os. De seguida entre na banheira e permaneça em imersão durante 20 minutos.

Remédio Água de melissa para acalmar os nervos
Ingredientes: 1 colher de cravo da Índia * 2 colheres de melissa fresca ou seca * Casca de 1 limão ralado * 2 noz-moscada raladas * 3 pedaços de canela em pau * 1 colher de semente de endro* 1/2 litro de água * 1/2 litro de álcool de cereais.

Preparação: Leve ao lume, em lume brando, todos os ingredientes em meio litro de água. Assim que comece a ferver apague o fogão. Deixe arrefecer e adicione o álcool de cereais. Verta toda a mistura para um frasco ou garrafa de vidro escuro e deixe ao sol durante 1 mês, mexendo diariamente. Ao fim desse tempo, coe e tome 1 colher diluída numa chávena de água, após as refeições.

Chá 3 ervas para relaxar
Ingredientes: 3,5 dl de água* 75 g de folhas e flores secas de melissa * 20 g de camomila* 15 g de folhas de hortelã
Preparação: Ferva a água e depois adicione as três ervas. Deixe em infusão durante 5 minutos e coe. Beba duas a três colheres ao dia.

Infusão relaxante
A infusão à base de louro ou loureiro é um excelente relaxante muscular; esta infusão também auxilia em casos de má digestão.
Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de louro; 1 Chávena de água * Mel para adoçar.
Preparação: Ferva a água e verta-a sobre as folhas de louro. Tape e aguarde alguns minutos. De seguida adoce a gosto com o mel. Beba 1 chávena desta infusão antes das refeições.

Chá contra a ansiedade
O Alecrim é uma planta medicinal da família das Laminiacea e possui propriedades que diminuem sintomas associados a estados nervosos como ansiedade, depressão, cansaço físico e má digestão.

Ingredientes: 20g de folhas de alecrim; 1 chávena de água; Mel q.b.
Preparação: Ferva a água, adicione o alecrim e apague o fogão. Tape e deixe em infusão durante alguns minutos. De seguida coe a infusão e adoce com mel.Tome este chá 1 ou 2 vezes ao dia.

Algumas técnicas para relaxar e que podem ser praticadas em casa são:
. Respire fundo e pausadamente;
. À medida que respira pense em coisas positivas, coisas que não representem problemas;
. Aceite que nem sempre pode controlar todas as situações;
. Repita para si que todos os problemas podem ser resolvidos;
. Sentir-se inseguro faz parte da vida, todoas as pessoas passam por este sentimento;
. Descanse num ambiente tranquilo, longe da agitação do dia a dia.

Texto: Maria Helena

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.