A alimentação assume cada vez mais um papel importante na vida de todos nós!

Está claro que uma alimentação saudável pode prevenir doenças e ajudar na manutenção do peso, mas os benefícios das boas escolhas alimentares podem chegar à nossa aparência, mais especificamente até à saúde da pele.

Existem nutrientes presentes nos alimentos que nos ajudam a manter a pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Por outro lado, alimentos como o açúcar podem levar ao envelhecimento precoce dos tecidos, aparecimento de rugas e acne.

Conheça e saiba onde pode encontrar alguns dos nutrientes que combatem radicais livres, que estimulam a produção de colagénio indispensável para uma pele bonita e saudável.

Betacaroteno

O betacaroteno faz parte da família dos carotenoides, sendo um percursor importante da vitamina A. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados como a cenoura ou batata doce. Atua como antioxidante combatendo o envelhecimento da pele.

Licopeno

O licopeno presente em alimentos de cor vermelha como a melancia ou o tomate potencia enzimas que agem no combate a radicais livres e que são os principais agentes pelo envelhecimento celular.

Ómega3

Este tipo de ácidos gordos são fundamentais para manter uma pele hidratada. A deficiência em ómega3 pode levar à desidratação da pele. Peixes como o salmão, a sardinha ou as amêndoas são opões ricas nestas gorduras.

Proteínas

O colagénio é uma substância bastante importante para a manutenção de uma pele saudável e que pode ser encontrada pela ingestão de proteínas.

Alimentos como os ovos ou as carnes são opções fortes em proteínas e que devem fazer parte da sua alimentação.

Flavonoides

Estas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias podem ser encontradas em frutas secas ou até no cacau.

Estes nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres impedindo a deterioração celular e fundamentais para a absorção de vitamina C que estimula a produção de colagénio.

Probióticos

Alimentos probióticos possuem micro organismos vivos na sua composição e que ajudam a repor algumas bactérias fundamentais no nosso corpo. Estas bactérias reduzem os problemas gastrointestinais que são muitas vezes as causas de acne ou outros problemas de pele.

Leites fermentados ou iogurtes são boas fontes de probióticos

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante presente em vegetais verdes como o espinafre ou o agrião. Esta vitamina protege as células da ação dos radicais livres impedindo o envelhecimento precoce.

Podemos encontrar este vitamina em alimentos como sementes de girassol ou as avelãs.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.