Se gosta de treinar, seja pelos benefícios de saúde, bem-estar e pretende melhorar a sua recuperação ou o seu nível de treino ao seu expoente máximo este artigo e para si
Alimentar-se adequadamente, dormir as horas necessárias, evitar o stress, tomar banhos quentes e/ou frios, expeirmentar massagens, são algumas formas do conhecimento comum para recuperar do treino, mas sabia que existem 2 tipos de descanso, o descanso passivo e o descanso ativo?
O descanso passivo, como o próprio nome indica, significa repouso quase absoluto. Depois de uma sessão de treino, os tecidos demoram algum tempo a recuperar, normalmente de 12 a 48horas ou mais, dependendo do tipo e intensidade do mesmo.
Portanto descansar passivamente é fazer apenas a sua vida normal, andar, estar sentado no sofá, executar movimentos básicos.
Por outro lado o descanso ativo, ou recuperação ativa, é a prática de exercício físico de baixa intensidade como forma de regenerar o nosso organismo.
Aqui o bom senso impera! Para um praticante de musculação seria apenas um dia leve no ginásio, com cargas mínimas, movimentos simples. Para um maratonista uma sessão rápida de jogging. O objetivo é que não seja de forma alguma stressante ou intenso permitindo uma melhor e mais rápida recuperação.
Regras da recuperação ativa
No fim do treino de recuperação deve-se sentir melhor do que no começo
Comer adequadamente antes e depois da atividade física
A intensidade deve variar entre 40 a 60% VO2 max
O volume do treino deve ser metade do normal
Vantagens da recuperação ativa
Ajudar a recuperar mais rapidamente
Reduzir as dores musculares
Queimar algumas calorias
Produzir bem-estar psicológico
Um treino de recuperação ajuda a "bombear" sangue para os músculos. Por sua vez, o sangue leva nutrientes que promovem a recuperação e removem o “lixo” metabólico, reduzindo assim as dores musculares e queimando ainda algumas calorias.
Com este treino tem o benefício de se poder exercitar todos os dias, usufruindo do bem-estar e relaxamento que o exercício transmite.
Uma das formas de conseguir uma recuperação ativa é praticar uma atividade física diferente. Jogar futebol com os amigos, ténis, ou outra atividade física em que se exercite, mas que não seja stressante a nível físico nem psicológico .
Lembre-se ainda, que de tempos a tempos, devidamente programada, deve ser elaborada uma fase de descanso passivo pois o benefício é enorme.
Comentários