Existem várias versões, ou interpretações da história da Indian Head Massage ou Champi, tal como é conhecida na Índia. Curiosamente, foi esta palavra que deu origem à palavra Champô.

No ocidente, só nas duas últimas décadas é que a IHM (Indian Head Massage) foi introduzida e verdadeiramente reconhecida, em grande parte pelo trabalho e empenho do Indiano Narendra Mehta, um invisual com um sentido excepcional do toque que esquematizou esta massagem de acordo com o sistema técnico ocidental, assumindo o nome de Indian Head Massage.

A Indian Head Massage é aplicada em todo o lado, até mesmo quando os homens vão cortar o cabelo ou fazer a barba. Até as próprias crianças recebem massagens na cabeça desde a nascença. Nos templos indianos, em esculturas, calendários e livros espirituais podem-se observar várias imagens a receber uma massagem na cabeça.

A massagem é essencial para todas as pessoas em todas as etapas e condições da sua vida: crianças, donas de casa, idosos, deficientes, doentes, desportistas, etc. Para as pessoas que não têm a oportunidade de praticar exercício, a massagem é uma excelente alternativa para estimular o crescimento e ajudar à manutenção do corpo.

Como tradição, a Champi é aplicada entre as mulheres da mesma família, que trocam entre si massagens à cabeça, para que os seus cabelos cresçam mais rapidamente, fortes e brilhantes. São utilizados diversos óleos para o efeito que mudam consoante as estações do ano.

Saiba mais na próxima página

Na maioria dos centros ayurvédicos de todo o mundo, uma massagem simples à cabeça faz parte da rotina da massagem geral conhecida como abhyanga, mas tem vindo a ganhar uam identidade própria e é cada vez mais aplicada como terapia independente, com óleos medicados e ervas para tratamentos específicos.

Oriente vs Ocidente

A principal diferença entre a massagem à cabeça praticada na Índia e no Ocidente reside no contexto básico da sua aplicação. Por um lado, insere-se numa tradição e herança cultural muito antiga, por outro (no ocidente) assume-se mais como uma necessidade associada ao estilo de vida moderno das grandes cidades.

Na Índia a sua prática é essencialmente aplicada num contexto de rotina diária e prevenção, ao passo que no ocidente é aplicada quase exclusivamente como terapia e alívio para muitos desequilíbrios físicos e psíquicos. Entre os mais comuns destacam-se o stress, ansiedade, depressão, falta de produtividade e insatisfação geral.

Tendo em conta estas diferenças, tornou-se necessário desenvolver e sistematizar métodos e técnicas que se possam adaptar ao estilo de vida e necessidades da civilização ocidental. Foi neste campo que a IHM se desenvolveu mais no ocidente como terapia autónoma.

Na Índia esta massagem é essencialmente aplicada na região da cabeça, apesar de nos meios mais turísticos, spas e centros ayurvédicos ter-se já adoptado a versão ocidental da IHM, estendendo-se as técnicas aos ombros, costas e face.

Saiba mais na próxima página

Quer seja na Índia, na Europa ou América, a prática da IHM deve ser feita por um terapeuta que conheça as técnicas base, mas que possua a sensibilidade e a capacidade empática de comunicar com o receptor a nível energético, transmitindo uma influência positiva no plano físico, sensorial, emotivo e espiritual.

Vantagens

A maioria das pessoas que vive nos centros urbanos preocupa-se pouco com o estado interior e a qualidade do seu corpo, bem como com a relação corpo/mente/espírito. As exigências profissionais não permitem, à maioria das pessoas, participar em actividades físicas estimulantes e benéficas para o seu corpo.

Viver sem ar puro, estar sentado em secretárias sobre o ar condicionado, em frente a um computador durante horas a fio cria um esforço enorme e anti-natural aos olhos e cabeça. Os músculos dos ombros tornam-se tensos, contraídos e dolorosos.

As repressões físicas e psicológicas que se vão acumulando ao longo do tempo causam debilidades no sistema imunológico, nervoso e circulatório, sendo os principais factores causadores de hipertensão, dores de cabeça, má circulação, fadiga, depressão, ansiedade e mesmo problemas coronários.

O crânio e os vasos sanguíneos ficam literalmente sobre pressão, não conseguindo funcionar correctamente e agravando ainda mais os níveis de stress no indivíduo. As horas de trabalho repetitivas são um processo crescente em que se vão acumulando desequilíbrios, tensões e doenças do foro físico e mental.

Para evitar o respectivo agravamento destes sintomas torna-se necessário, para não dizer obrigatório, reduzir o stress do corpo e da mente, estabilizando este binómio. Algumas posturas e exercícios promovem o relaxamento, mas nem todas as pessoas têm tempo ou condições de as praticar.

Saiba mais na próxima página

Uma das melhores e mais práticas formas de conseguir este efeito é através da Indian Head Massage, que pode ser efectuada em qualquer local, sem necessidade de retirar a roupa ou fazer uso de outros acessórios que não as mãos do terapeuta.

Quando a massagem é adoptada como rotina e praticada por um terapeuta experiente, oferece muitos benefícios já comprovados pela ciência ocidental. É necessário interiorizar que a responsabilidade pela saúde e bem-estar parte, em primeiro lugar, do indivíduo consciente do seu corpo físico, mental e espiritual.

Como Funciona

A IHM actua tanto no campo físico como mental, e como se concentra nas áreas que são mais vulneráveis ao stress e à acumulação de tensões, tem efeitos imediatos sobre todo o organismo. Ao libertar as tensões nos ombros, pescoço e escalpe, estimula a circulação sanguínea e a correcta distribuição de oxigénio e nutrientes às células de todo o corpo.

Ao melhorar a circulação de nutrientes e ao ajudar o corpo a libertar toxinas, a massagem desempenha um papel importantíssimo no processo de desintoxicação e manutenção do organismo, estimulando os recursos internos do corpo e o sistema imunitário. A libertação de endorfinas é também estimulada, substância que afecta o sistema nervoso e que é responsável pela sensação de prazer.

Praticada regularmente, a massagem ajuda a rejuvenescer o corpo, e aplicada correctamente nos pontos de pressão marma relaxa o corpo instantaneamente. A nível psicológico, ajuda a mente a relaxar, promovendo o equilíbrio de uma energia interior muito importante, necessária para os sistemas físicos se recuperarem e se renovarem a eles próprios.

Saiba mais na próxima página

O indivíduo que se entrega à massagem e às orientações do terapeuta pode entrar num estado de meditação passivo, abstraindo-se do seu ego e corpo físico, concentrando a sua consciência nas sensações interiores, acalmando a mente e reduzindo o stress negativo e seus efeitos.

A IHM é especialmente aconselhada para todos aqueles que sofrem de insónias, ansiedade, tensões e falta de concentração. De acordo com Charaka, o autor dos conhecidos antigos textos indianos do "Charaka Samhita", as pessoas com dificuldade em dormir devem receber uma massagem à cabeça antes de se deitarem.

A importância da posição sentado

Uma massagem à cabeça pode ser aplicada em qualquer local e sob as mais variadas condições, no entanto, recomenda-se a posição "sentado". Assim o terapeuta tem acesso a todas as zonas, evitando quebras de energia e mantendo a fluidez da sequência.

O facto deste esquema ter sido desenvolvido na posição "sentado" permite que esta massagem não esteja "presa" a centros, clínicas e spas, o que significa que pode ser facilmente aplicada em empresas e em locais públicos sem a necessidade de recorrer a uma grande logística em termos de material e de condições.

Por outro lado, ao estarmos a usufruir da massagem numa posição sentada, aprendemos a descontrair naturalmente (mesmo sem ser possível relaxar totalmente os músculos erectores da coluna, pescoço e cabeça). Esta sensação de relaxamento será depois automaticamente projectada no futuro, de forma consciente ou inconsciente.

Fotografia: © auremar - Fotolia.com
Agradecimentos: Valter Cardim; Associação Luso-Brasileira de Ayurvédica (ALBA)