Há muitas pessoas que vivem as suas férias de forma contrária. Ou seja, há muitas pessoas que vivem as férias como uma fase deprimente e mais triste. Ou porque não têm ninguém ao seu lado; ou porque não têm dinheiro para fazer umas férias como desejariam; ou porque tiveram alguma notícia negativa recentemente ou ainda porque não se sentem bem consigo próprias. Sim, quem não se sente bem consigo mesma pode viver este período de férias de forma negativa e depressiva.
E porquê?
Ao longo da nossa vida, experimentamos várias vezes (por vezes, com demasiada frequência) momentos negativos, injustiças, tristezas, frustrações. E isso vai derrubando-nos, quer queiramos, quer não. Claro que cada pessoa reage da sua forma a determinados acontecimentos, mas muitos desistem. Desistem de tudo, principalmente deles próprios. Quando desistimos de nós próprios, é porque a situação está a tomar proporções graves.
Todavia, seja qual for o motivo ou situação em que esteja, há que olhar para a vida de uma outra forma, com outra perspetiva. Primeiro que tudo, perceber que quase tudo aquilo que nos acontece de mal é superável e nós temos forças para conseguir ultrapassar, de forma mais ou menos rápida. E como seguir em frente? Como passar umas férias mais felizes?
1) Comece por aceitar as coisas como são – aceite que não pode controlar os acontecimentos do mundo exterior. As coisas são como são e acontecem por alguma razão. A única opção é ver as situações de outra forma e pensar no que de bom pode tirar de cada situação.
2) Está na hora de pensar em si – por vezes, parece que tudo cai em cima de si: problemas, frustrações, zangas, stress, etc., etc. Isso até pode acontecer, mas vai chegar um dia que terá de pensar em si. E esse dia chegou! Para conseguir resolver todos os problemas, tem de estar bem consigo próprio. Só assim terá sucesso!
3) Amanhã é sempre um novo dia – o passado está no passado. O presente deve ser vivido com toda a intensidade e sempre com um sorriso, porque o amanhã ainda está por chegar e nós não o controlamos. Amanhã poderá ser o dia mais feliz das nossas vidas.
4) Aproveite as férias – com mais ou menos pessoas, com mais ou menos dinheiro, com mais ou menos motivação as férias podem (e devem) ser aproveitadas com toda a garra e determinação. E para isso não precisa de grandes coisas. Basta aproveitar os pequenos momentos para ser feliz. E isso passa por ler um bom livro, por olhar o sol intenso e radioso, por sentir o cheiro da brisa marítima, por colocar os pés na areia, por sentir-se livre, por pensar em si e por tratar de si.
Porque hoje deveria ser o primeiro dia do resto da sua vida.
Por Mafalda Leitão, Psicóloga nas Clínicas Em Forma
Comentários