Normalmente no fim do ano ninguém pensa em dieta e acabam por se deixar pela onda de festas, mesas fartas de comida e doces. Desta forma é praticamente impossível manter a dieta ou o estilo de vida mais saudável e os 'dias da asneira' passam a ser todos os dias... O resultado?! Uns quilos a mais, sensação de corpo inchado, principalmente na zona da barriga!

Há muitas dietas detox pra combater o inchaço “pós festas” mas no fundo bastam alguns cuidados e mudanças simples no dia a dia para o resultado ser excelente!

Evite alimentos com alto teor de sódio e comidas prontas/processadas! Tenha atenção à quantidade de sódio dos alimentos troque tudo o que é comida processada por natural.

Adicionar sal na comida é um hábito comum e dos mais difíceis de mudar… O principal problema é que o sal incha muitíssimo. Não se admire se acordar a sentir-se leve e chegar ao final do dia com a sensação de querer desapertar um botão. Um dos principais truques é condimentar a comida, recorrendo a especiarias, tais como: cominhos, manjericão, limão, hortelã, alho, cebolinho e pimenta.

A garrafinha de água é para manter forte ao nosso lado mas intercalar a água com alguns chás é um excelente truque para diminuir a retenção de líquidos! Chá verde, chá de hibisco e o chá de hortelã ou menta têm ações diuréticas e ajudam no processo digestivo. No final do dia faz muita diferença no corpo e na pele a ingestão de líquidos. As frutas que contêm muita água também são boas aliadas.

Outra das mudanças que deve fazer é o cliché: movimentar-se! A verdade é que um corpo em movimento queima muitas mais calorias e ganha mais energia. Quanto mais sedentário estiver pior será.

Também é importante focar-se num dos principais problemas: a barriga!

Emagrecer requer tempo e dedicação, mas algumas dicas práticas podem ajudar a desinchar em apenas um dia. O site FitSugar fez uma lista com 15 práticas para conseguir um resultado rápido diante do espelho:

1 - Água com limão pela manhã

Uma chávena de água quente com limão pela manhã desperta o seu sistema digestivo e, com isso, as coisas funcionam melhor. Pode beber um chá verde com limão se não aprecia o gosto da água com limão.

2 - Evite os derivados do leite

Muitas pessoas sentem um desconforto na barriga depois de ingerirem produtos derivados do leite. Se este é o seu caso, deixe de fora da sua rotina o leite e derivados.

3 - Lanche tropical

Tanto o abacaxi quanto a papaia contêm enzimas – bromelina e papaína, respetivamente – que ajudam a diminuir o inchaço a partir da quebra das proteínas, facilitando a digestão. Aposte num copo destas frutas batidas simples ou com água de coco e tenha uma opção saudável para o pequeno almoço, ou para o lanche da manhã ou da tarde.

4 - Coma devagar

Ao comer depressa, você mantém o ar preso no organismo.  Por isso, ao longo do dia tente mastigar os alimentos de forma mais lenta, para desta forma diminuir o inchaço causado pelo ar.

5 - Evite as pastilhas elásticas

Mascar pastilha elástica faz com que você engula mais ar. Além disso, muitas pastilhas contêm açúcar em excesso, o que também contribui para o quadro. Tente evitar e compre sempre pastilhas sem açúcar.

6 - Beba mais água

A água ajuda a eliminar as toxinas e excesso de sal, que pode ser responsável pela sensação de inchaço. Este truque acaba por ser um truque geral de desinchaço do organismo.

7 - Coma quinoa

A quinoa é rica em muitos nutrientes, incluindo fibras e potássio, que são importantes para diminuir a sensação de inchaço. Experimente uma salada poderosa que combina quinoa, couve e mirtilos, e tenha um delicioso e farto almoço.

8 - Fique de olho nas porções

O motivo para você sentir-se cheio e inchado pode estar relacionado com o tamanho das porções que come. Ao notar que está constantemente cheio depois das refeições, pense duas vezes antes de se servir e evite essa desagradável sensação.

9 - Lanches ricos em fibras

Muitas mulheres não conseguem comer fibra o suficiente, o que é a chave para um corpo saciado, cheio de energia e livre do inchaço. O ideal é consumir de 25 a 30 g de fibras por dia, e, para isso, é possível apostar em alimentos como abacate, framboesas, sementes de chia e pêras.

10 - Evite o alcóol

Seja uma taça de vinho ou um cocktail, as bebidas alcoólicas podem trazer a sensação de inchaço por uma série de motivos. Não só álcool traz problemas para a digestão, mas todo o açúcar contido nas bebidas torna o organismo preguiçoso. Além disso, beber conduz a péssimas escolhas alimentares, especialmente quando a hora do jantar se aproxima.

11 - Espargos ao jantar

Os espargos fazem bem para o bom funcionamento digestivo porque estimulam o crescimento das bactérias boas no corpo. Aposte num jantar com este vegetal e acrescente uma proteína magra ao prato, como peixe ou frango.

12 - Dispense a sobremesa ao almoço e principalmente ao jantar

Alimentos gordurosos e cheios de açúcar causam inchaço, assim como alimentos com alto nível de adoçantes artificiais. Evite as sobremesas ricas em carbohidratos e açúcares e prefira frutas frescas, que são ricas em fibras e em água, e tenha melhores resultados diante do espelho. Também pode optar por uma gelatina, que é uma solução rápida e prática.

13 - Vá dormir cedo

Dormir ajuda a regular o seu metabolismo, sendo assim, saltar horas de sono pode fazer com que o corpo se sinta mais lento do que o normal. Para que o organismo funcione em perfeição, o ideal é dormir entre sete a nove horas por noite.

A alimentação acaba por ser quase 70% do trabalho, mas o exercício físico é igualmente importante e por isso é fundamental que não se esqueça de praticar pelo menos 3 vezes por semana. “Mente sã em corpo são” deverá ser uma das frases a reter em 2015.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.