A coluna vertebral corresponde ao eixo central do corpo humano, apresentando um mecanismo de funcionamento elaborado e diferente para cada indivíduo.

As lesões da coluna estão entre as causas mais frequentes de incapacidade. Na verdade, os problemas na coluna vertebral afectam quase todas as pessoas a nível mundial, quer tenham uma vida muito agitada ou bastante sedentária.

Estes são provocados por inúmeros factores, entre os quais se destacam o stress, a herança genética, o sedentarismo, o exercício em excesso, as posturas incorrectas no trabalho e no lazer, e a obesidade.

Estes problemas criam sempre dores incómodas e frequentes, que afectam a qualidade de vida da pessoa. Na realidade, as dores nas costas são a segunda causa, em números globais, em Portugal, das visitas ao médico.

Tanto homens como mulheres sofrem de dores nas costas e geralmente a dor ocorre entre os 25 e os 60 anos. Aproximadamente 12 a 26 por cento das crianças e adolescentes também sofrem de dores nas costas.

A pensar neste problema, e através de várias instituições como a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, a Sociedade de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, existem várias iniciativas para alertar e sensibilizar os portugueses para as doenças que afectam a coluna e o impacto que têm na qualidade de vida de cada um de nós.

Fazer regularmente massagens à coluna poderá ser uma forma de prevenir algum mal-estar mais sério. Associando várias técnicas como a vacuoterapia, o shiatsu e o seitai, consegue-se um trabalho profundo de desbloqueio de energia e de relaxamento muscular, que resulta num alívio.

Este tipo de massagem tem assim como objectivo descontrair a musculatura dorsal, reequilibrar as energias, combater a dor e a fadiga muscular, proporcionar relaxamento profundo e desbloquear e eliminar toxinas.

Saiba mais sobre vacuoterapia na próxima página

Vacuoterapia
O principal objectivo desta técnica é favorecer o bom funcionamento do organismo, do sistema neurovegetativo e da circulação dos líquidos no corpo. Qualquer perturbação a estes níveis provoca uma excessiva acumulação de toxinas, que, mais cedo ou mais tarde, se reflectem a nível estético e físico.

As ventosas trabalham ao nível da bioenergia que se baseia na concepção holística do Homem como uma unidade energética em relação com a energia do Universo. Esta técnica elimina toxinas, vasculariza e finalmente regenera, para se conseguir um envelhecimento equilibrado.

Ao trabalho das ventosas damos o nome de drenagem tendino muscular, que nos permite a movimentação das toxinas e a limpeza de acumulações ao longo do trajecto (tensões nervosas, etc.) transportando os resíduos através da circulação venosa e linfática.

De acordo com a medicina chinesa tradicional, a vida é movimento e alterna entre o yin e o yang. Por outras palavras, a vida é "ritmo" ou pulsações ondulatórias. Deste modo, a ventosa pode ser comparada a um coração materializado que se separa, correspondendo à ressonância das ondas e dos ritmos do nosso corpo.

Benefícios das ventosas no desbloqueio de coluna
Pele: dilatam as artérias e as veias, activam a circulação do sangue, elevam a temperatura e aceleram o metabolismo. Aliviam a dor e aceleram a absorção de substâncias derivadas do catabolismo e de toxinas bacterianas.
Músculos: estimulam o movimento das veias e das artérias, dilatam as veias, aceleram a velocidade da circulação sanguínea e activam a circulação da linfa.
Articulações: melhoram a circulação do sangue no interior das articulações.
Sistema nervoso: actuam nos nervos periféricos. Quando se aplicam sobre as costas actuam sobre todos os nervos que passam por essa zona e regulam a função do sistema neurovegetativo e, com ele, as funções dos órgãos e das vísceras.

Saiba mais sobre shiatsu na próxima página

Shiatsu
O shiatsu é normalmente definido como uma “massagem oriental”. Mas na realidade é muito mais do que uma simples massagem, é uma terapia de reequilíbrio físico e energético.

Actua através de pressões que são efectuadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano. Shiatsu é uma palavra japonesa “shi” significa dedo e “atsu” significa pressão.

É assim uma terapia de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento. Tem como objectivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde, e tratar algumas enfermidades específicas.

Efeitos do shiatsu no organismo
:
-Flexibiliza a pele.
-Melhora o sistema muscular e circulatório.
-Ajuda na recuperação do equilíbrio do sistema ósseo.
-Facilita as funções do sistema digestivo.
-Melhora o controlo do sistema endócrino.
-Regula as funções do sistema nervoso.

Contra-indicações Shiatsu
-Doenças contagiosas.
-Apendicite, cirrose do fígado, leucemia, cancro, pancreatite, úlceras duodenais.
-Febre alta imediatamente após cirurgia, debilidade física extrema e doenças infecciosas da pele.

Saiba mais sobre Seitai na próxima página

Seitai
Esta técnica tem por objectivo desobstruir os nervos que estejam pinçados e promover um equilíbrio entre as regiões, os órgãos vitais e a coluna vertebral. O Seitai também é conhecido como a quiropraxia japonesa.

O Seitai é uma técnica de massagem relaxante à base de torções na coluna e nos membros com pelo menos 30 movimentos específicos. A terapia surgiu há 300 anos no Japão e diz que a espinha humana é o projecto mais perfeito que se conhece.

Existe uma infinidade de movimentos da coluna, da região cervical (pescoço) e das diferentes articulações que praticamos todos os dias repetidamente. Por isso, muitas vezes sentimos dores ou algum tipo de deslocamento.
Contra-Indicações Seitai
- Pessoas com idade acima dos 65 anos não devem fazer o ajuste vertebral, mas sim uma sequência de movimentos de alongamento. Isso porque, nessa faixa etária, já há um processo natural de descalcificação (a osteoporose acontece quando esse processo se acentua além da perda normal de tecido ósseo).

- Grávidas e pessoas com processos infecciosos graves e cancro também não devem recorrer ao Seitai.

Agradecimentos:Sensonalmente, Lisboa, Sara Teixeira Guimarães, esteticista/cosmetologista.
Imagem:Paulo Neto

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.