Se é iniciante na corrida ou tem apenas algumas corridas no seu currículo, a forma como corre, treina e os erros que comete podem ser a razão pela qual não se consegue livrar das pernas de chumbo.

Veja alguns dos erros que pode estar a cometer.

Não muda o seu treino

Correr à mesma hora, realizar o mesmo percurso além de tornar o seu treino chato, o mais provável é não conseguir melhorias que pretende. Mudando o seu percurso vai desafiar músculos diferentes, mantê-la motivada e melhorar suas habilidades de corrida.

Não se alimenta correctamente

Pode ser mais descuidada com a alimentação caso corra percursos curtos, mas se os percursos são longos e demorados vai necessitar de alimentos (energia) e água. Assim deve ingerir uma refeição 2 a 3 horas antes do treino e uma hora antes de iniciar deve realizar um pequeno snack recheado de hidratos de carbono e proteínas. Não se esqueça também de beber muita água, para estar num estado de hidratação total.

Não aquece convenientemente

Iniciar a sua corrida a toda a velocidade não é uma boa idéia. Realizar uma corrida mais lenta ou até cinco minutos de caminhada rápida antes de iniciar sua corrida vai preparar o corpo para o esforço e evitar possíveis lesões. Não realizar um retorno à calma com alongamentos: Aqueceu, correu e alongou! Não pare a sua corrida de forma abrupta. É necessário investir 5 minutos para alongar os músculos envolvidos no exercício, facilitando a recuperação e reduzindo as dores musculares. 

Não tem atenção à técnica de corrida

Alguns ajustes corporais podem fazer uma grande diferença e podem permitir-lhe correr mais rápido, mais tempo e com maior eficiência. Preste atenção ao seu estilo de corrida, os ombros devem estar relaxados, os braços devem balançar paralelo ao chão (sem cruzar), e a sua cabeça deve estar alinhada com o tronco.

Não utiliza roupa adequada

Camisas encharcadas, ténis sem apoio suficiente e calças ou calções com costuras rijas. São apenas exemplos de mau equipamento que a curto prazo podem fazer com que não se sinta confortável a correr ou causar algumas lesões. Invista em algumas peças-chave.

Demasiado esforço abruptamente

Esforço e dedicação são essenciais para conseguir obter resultados, mas tentar alcançar tudo em pouco tempo, é uma forma muito comum de entrar em overtraining. Comece devagar e gradualmente, aumente o seu ritmo à medida que fica mais confortável.