Tendo como objetivo exercícios de fitness eficazes para coxa e glúteo, é importante referir que o conceito de dividir parte posterior/parte anterior e glúteo, trabalhando-os em dias diferentes, é algo que podemos ver com frequência nos ginásios. Contudo, os conceitos básicos de biomecânica e fisiologia muscular demonstram que essa não é a melhor opção. Desta forma, quando se pretende treinar coxa e glúteos, ou seja, membros inferiores, devemos treiná-los todos no mesmo dia.
Exercícios multiarticulares são melhores por vários motivos:
- São exercícios muito mais funcionais, ou seja, assemelham-se com os movimentos que realizamos no dia-a-dia. Além disso, tendem a ativar vários outros músculos estabilizadores.
- Economia de tempo: Invés de fazermos três exercícios para três músculos, fazemos apenas um que já solicita os mesmos três músculos.
- Maior gasto energético na atividade e principalmente no descanso.
Para um trabalho adequado, é necessário escolher exercícios que sejam executados com estabilidade e que desta forma permitam uma maior intensidade/carga levando a que se execute o exercício físico até à fadiga muscular.
Neste sentido, exercícios poliarticulares, caracterizados por recrutarem grandes massas musculares em cadeia, serão as melhores opções para atingir resultados, quer na perda de gordura, quer no ganho de massa muscular.
Os cinco exercícios de fitness mais eficazes para coxa e glúteos são os seguintes:
Principais músculos recrutados nestes exercícios – estabilizadores da coluna, core, glúteos, quadricípites, tricípite sural e posteriores.
Marta Cândido - Personal Trainer Holmes Place Algés
Comentários