O movimento foi lançado por duas nutricionistas - Bárbara Oliveira e Ana Monteiro - e depressa se espalhou nas redes sociais. Seria capaz de não comer carne em setembro? Deixamos-lhe alguns artigos para reflexão e algumas sugestões de receitas.
Eis algumas sugestões que poderá introduzir na sua alimentação diária, alternativamente à carne, segundo o médico especialista em Medicina Geral e Familiar Pedro Lôbo do Vale.
Consumimos muita carne. Uma dose perigosa para a saúde dos indivíduos e do planeta. É partindo desta evidência que a nutricionista Cláudia Viegas nos traça um caminho alternativo, não apenas em nossas casas, mas também na restauração. Neste último caso, “porque não inverter prioridades nas ementas.
Os benefícios de uma dieta menos rica em produtos animais têm sido descritos na literatura por ajudar a prevenir e controlar algumas doenças crónicas. Mas será só potencialmente benéfica? Conheça as explicações da nutricionista Catarina Sofia Correia.
As saladas são práticas, diversas e contribuem com cor e saúde para o nosso dia. À conversa com a nutricionista Sónia Marcelo, percebemos como iniciar as refeições diárias com uma salada pode ser tão natural como encararmos a mesa do pequeno-almoço com pão, leite e fiambre.
Gabriela Oliveira, jornalista e autora do livro "Alimentação vegetariana para bebés e crianças", publicado pela editora Arte Plural Edições, progenitora de três crianças vegetarianas aponta as vantagens e as precauções a ter com este regime alimentar.
A investigação científica constatou que preferir vegetais e cereais integrais a fontes de proteína animal protege-nos de alguns tipos de cancro, de diabetes e de doenças cardiovasculares. Saiba porquê. As explicações de um investigador bioquímico.
Os portugueses estão, este mês de setembro, a serem desafiados na sua criatividade à mesa. Um coletivo de 15 figuras ligadas à nutrição e culinária lançaram o “Setembro Sem Carne”. Uma iniciativa que não aponta medidas radicais, “antes, aprender como reduzir o consumo de carne, salvaguardando a noss
Em entrevista à edição de outubro da revista Prevenir, já nas bancas, a atriz de 29 anos explica as razões que a levaram a adotar o veganismo, fala do novo papel na telenovela "Nazaré" e ainda recorda o tempo em que cozinhava para os oito irmãos.
São criativos, altamente nutritivos e fazem-nos viajar por sabores de diferentes latitudes, da Alemanha, à India e ao México. Dois hambúrgueres vegetarianos e umas deliciosas fajitas, entre duas fatias de pão, que não nos fazem sentir a falta da carne.
Em entrevista à edição de julho da revista Prevenir, a partir de hoje nas bancas de norte a sul do país, a modelo e atriz alentejana explica os cuidados que tem com a alimentação e ainda revela os rituais de beleza que tem no quotidiano.
O mundo ingere um número exorbitante de carne. Em 50 anos aumentámos o consumo de proteína animal de 50 para 330 milhões de toneladas, em 2017. Um número pesado, num planeta de recursos escassos. Um caminho para suprir a demanda de carne, pode passar pela produção da congénere de laboratório. Vítor
Filipa Range tem 31 anos e segue um estilo de vida vegan há quase seis. Gere um negócio vegan, tem um blogue onde partilha receitas deliciosas e 100% vegetais, escreveu um livro para ajudar quem quer iniciar-se nesta alimentação e é mãe de um bebé vegano. Neste artigo, clarifica os princípios do est