A capacidade para controlar a memória e inibir lembranças intrusivas seria a chave para superar eventos traumáticos, aponta um estudo realizado com vítimas dos atentados de Paris de 2015 que abre caminho para terapias inovadoras.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa esta sexta-feira, em comunicado, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica.
O município de Santa Maria da Feira vai investir 2,9 milhões de euros para construir três unidades de saúde familiar (USF), revelou hoje a autarquia, anunciando edifícios novos para serviços atualmente alojados em juntas de freguesia.
O PCP acusou hoje o Governo de “procurar contornar” a Lei de Bases da Saúde com a decisão de uma nova parceira público-privada (PPP) para o Hospital de Cascais, e chamou a ministra da Saúde ao parlamento.
O Comité Olímpico Internacional (COI) descartou hoje a adoção de “planos de contingência” ou a transferência dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, com início a 24 de julho, devido ao surto do novo coronavírus.
Os Barnabés, pessoas que vivem ou viveram com doença oncológica na infância/juventude, vão entregar lembranças a doentes internados nos centros de referência oncológica no sábado para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro.
Os serviços públicos de Macau vão reabrir gradualmente a partir de segunda-feira, mas a entrada nos espaços à população fica dependente da apresentação de uma declaração de saúde, anunciaram hoje as autoridades em conferência de imprensa.
As autoridades japonesas permitiram hoje a saída dos passageiros mais idosos e com complicações de saúde do navio de cruzeiro que está em quarentena junto à cidade de Yokohama desde 03 de fevereiro, devido ao surto de Covid-19.
Duas mulheres, mãe e filha, foram detidas na unidade de saúde de Nevogilde, no Porto, onde insultaram uma médica e polícias, além de causarem danos num consultório, disse hoje fonte da PSP.
O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que deve ser acionada a intervenção da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) no caso do homem que morreu nas urgências do Hospital de Lamego na segunda-feira.
O deputado da Assembleia Legislativa de Macau Sulu Sou defendeu hoje a criação de um “fundo antiepidémico” de 1,3 mil milhões de euros para responder à crise económica causada pelo surto do coronavírus.
Os encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos para a diabetes duplicaram em 10 anos, tendo aumentado em 44% o consumo de fármacos para o controlo da doença que afeta 10% da população portuguesa.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) defende que o Estado deve focar-se em recuperar as “décadas de atraso” no investimento em cuidados de fim de vida em vez de preocupar-se em dar “instrumentos para matar pessoas”.
O grupo de companhias aéreas alemãs Lufthansa prolongou hoje a suspensão dos voos para Pequim e Xangai, até 28 de março, devido ao surto do novo coronavírus, designado Covid-19, que já matou 1.380 pessoas na China continental.
Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), em Matosinhos, integram um projeto europeu que visa avaliar “os efeitos das nanopartículas” em peixes e moluscos que são produzidos em aquacultura, revelou hoje o responsável.
O médico e antigo secretário de Estado da Saúde José Martins Nunes defendeu hoje que a despenalização da eutanásia não é uma questão de consciência individual, nem um sinal de progresso civilizacional.
Um total de 181 repatriados franceses, os primeiros a regressar da cidade chinesa de Wuhan, abandonaram hoje o centro de quarentena em Marselha, no sul de França, onde estiveram confinados desde 31 de janeiro.
Governo australiano mandou 300 cidadãos retirados de Wuhan e de outras cidades da China, devido ao coronavírus, para um centro de detenção para refugiados na Ilha do Natal, o que afugentou os turistas da região, noticia esta manhã a TSF.
Um primeiro grupo de passageiros não infetados com o novo coronavírus deixou esta sexta-feira o cruzeiro em quarentena na costa do Japão. O grupo concluirá o período de isolamento em estabelecimentos do governo.
O número de profissionais de saúde infetados está a aumentar. A primeira vítima conhecida entre médicos e enfermeiros foi Li Wenliang, um oftalmologista que alertou para a doença em dezembro de 2019.
Todos os anos cerca de 15 mil portugueses sofrem um enfarte do miocárdio. O tabagismo é um dos principais fatores de risco desta doença e por isso os médicos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) defendem a extensão da proibição de fumar a todos os locais públicos. As doenças do cérebro e car
O Fórum Médico de Saúde Pública vai pedir uma reunião ao primeiro-ministro devido à falta de resposta da ministra a um pedido de reunião urgente, numa altura de Emergência de Saúde Pública, o que consideram “grave e incompreensível”.
A Direção-geral da Saúde (DGS) em Portugal acompanha a evolução do novo coronavírus (COVID-19) que surgiu em Wuhan, China, no final de 2019, e que alastrou a vários países. Neste artigo, responde às principais dúvidas sobre esta nova infeção.