com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Tostinhas de leitão confitado com xarope de vinho do Porto e Vinagre

Para o leitão 1. Limpe cuidadosamente a peça de leitão. Esfregue bem com sal grosso e deixe repousar assim no frigorífico durante 12 horas

Ingredientes

Bagas de zimbro 3
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Massa folhada 200 g
Alho 2 dente
Sal q.b.
Banha de pato 500 g
Para o xarope
Leitão (de preferência uma pá ou perna) 400 g
Para o leitão
Pão de trigo pré cozido 1
Para a Base
Pimenta q.b.
Tomilho q.b.
Chalotas 2
Vinho do Porto Tawny 200 ml
Vinagre de cidra q.b.

Preparação

Para o leitão 1. Limpe cuidadosamente a peça de leitão. Esfregue bem com sal grosso e deixe repousar assim no frigorífico durante 12 horas. Findo esse tempo retire o excesso de sal com a ajuda de um pano. 2. Pré aqueça o forno a 80ºC (muito fraco). 3. Coloque o leitão num tabuleiro fundo, adicione os dentes de alho esmagados, as bagas de zimbro, um ramo de tomilho e quatro grãos de pimenta. Cubra com a banha e coloque um peso por cima de maneira a manter a peça submergida na gordura (um prato ou uma travessa, por exemplo), leve ao forno durante cerca de 3 horas ou até que a carne se comece a soltar dos ossos. 4. Retire o leitão da gordura. Deixe escorrer um pouco e limpe-o de ossos e pele enquanto ainda quente, deixando-o em lascas grossas. Reserve.
Para o xarope: 1. Leve o Porto ao lume numa caçarola pequena e deixe levantar fervura em lume forte para que o álcool se evapore. 2. Baixe o lume para o mínimo possível e deixe reduzir muito lentamente até obter a consistência de um xarope líquido. 3. Retire do lume e acidule com umas gotas de Vinagre de cidra. Reserve.
Para o pão: 1. Pré aqueça o forno a 160ºC. 2. Corte o pão semi congelado em fatias muito finas, disponha-as num tabuleiro de forno e tempere com sal e um fio de Azeite Virgem Extra. 3. Leve ao forno até dourar. Reserve.
Para as chalotas: 1. Descasque as chalotas e pique-as finamente. Leve ao lume com um fio de Azeite Virgem Extra um dente de alho esmagado e um ramo de tomilho até que fique tenra mas sem que ganhe cor. Arrefeça e reserve. 1. Termine a carne de leitão com a chalota, umas folhas de tomilho e salsa picada muito finamente. Rectifique os temperos com sal e pimenta se necessário. 2. Coloque uma colher de sopa da mistura de leitão por cima de cada tosta e sirva com um fio do xarope de vinho do Porto e Vinagre."
Conhecer o Leitão da Bairrada 

Receita do parceiro
Chefe Miguel Vaz Oliveira

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.