Em destaque

Tofuzada de Natal

Para vegetarianos convictos, o blog The Love Food sugere uma Ceia com sabor tradicional mas sem produtos de origem animal

Ingredientes

Tofu 150 g
Cominhos 1 pitada
Levedura de cerveja 1 colher de sopa
Alho em Pó 1 colher de chá
Pimenta Preta 1 pitada
Sal Fino q.b.
Água 2 colheres de sopa bem cheias
Batatas para cozer cortadas aos pedaços (com casca) 500 g
Alho esmagado 3 dente
Couve portuguesa (também pode usar uma mistura de nabiças e couve lombarda, por exemplo) 1
Cebola grande cortada às rodelas finas 1
Alho Picado 1 dente
Leite de soja sem açúcar 400 ml
Amido de milho (Maizena) 1 colher de sopa
Pão Ralado q.b.
Margarina vegana q.b.

Preparação

Coza as batatas numa panela, e noutra panela coza as couves cortadas às tiras. Tempere as águas das cozeduras com sal.

Quando as batatas estiverem cozidas, salteie-as numa frigideira com azeite e 3 dentes de alho esmagados. Esmague-as ligeiramente para que possam criar mais facilmente uma superfície dourada e levemente caramelizada. Não convém que a frigideira tenha muitas batatas e que estas se sobreponham, por isso terá que repetir este procedimento várias vezes. Quando as batatas estiverem todas douradas, reserve.

Esmague o tofu com um garfo e junte os cominhos, a levedura, a pimenta preta, o alho em pó, a água e uma pitada de sal. Misture bem. Salteie o tofu num fio de azeite, em lume brando, até estar dourado. Raspe os pedacinhos de tofu que ficarem agarrados à frigideira com a colher de pau. Reserve.

Coloque a cebola às rodelas numa panela, junte o alho picado e deixe refogar até a cebola estar dourada. Adicione a couve cozida e salteie-a na cebola até perder a água (3 minutos).

Numa tacinha misture o amido de milho num pouco de leite.

Adicione o leite ao preparado da couve e deite o amido de milho dissolvido. Aumente o lume, tempere com sal e pimenta preta e mexa até engrossar (3 minutos, mais coisa menos coisa). Reserve.

Ponha as batatas e o tofu num prato de ir ao forno. Deite as couves por cima e envolva tudo muito bem. Alise a superfície com uma colher de pau e polvilhe com pão ralado. Coloque 4 ou 5 nozes de margarina vegana espalhadas, para garantir que o assado fica com uma maravilhosa cor dourada.

Vai ao forno 30 a 40 minutos (ou até estar dourado).

Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.