Esquema de cores

Em destaque

Tartes de pera e amêndoa

O toque final: polvilhe com açúcar em pó e canela

Ingredientes

Farinha sem fermento 250 g
Manteiga ou margarina fria 125 g
Ovos pequenos 2 unidade
Sal fino 1 pitada
Manteiga amolecida 65 g
Amêndoa moída 65 g
Açúcar amarelo 65 g + 1 colher de sopa
Ovo 1 unidade
Peras 3 unidade
Limão pequeno (sumo) 1 unidade
Rum 1 colher de café (opcional)
Extrato de baunilha 2 a 3 gota
Açúcar e canela em pó adicionar q.b.

Preparação

Pré-aqueça o forno nos 180ºC.

Descasque e corte as peras em fatias finas para uma taça que possa ir ao micro-ondas. Junte uma colher de sopa de açúcar amarelo, o sumo de limão e leve ao micro-ondas dois ou três minutos na potência máxima. Retire e mexa suavemente, envolvendo a pera na calda que se formou, e deixe arrefecer.

Faça a massa: numa taça, coloque a farinha e o sal, e adicione os ovos e a manteiga aos cubos.

Misture com as pontas dos dedos até obter uma massa uniforme. Se achar que está um pouco mole, junte um pouco mais de farinha e molde uma bola macia. Estique a massa numa superfície polvilhada com farinha, forre as formas de tarte (guarde a massa que sobrar para uma tarte salgada, por exemplo), pique o fundo da massa, coloque um quadrado de papel vegetal por cima e cubra de feijões ou pesos próprios e leve a cozer durante cerca de 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Na taça da batedeira, junte a manteiga amolecida ao açúcar e bata durante cerca de dois minutos numa velocidade média. Junte a farinha de amêndoa, o ovo, o rum e a baunilha, e envolva tudo muito bem.

Quando a tarte e as peras já estiverem frias, coloque uma camada generosa do recheio anterior em cada tarte e por cima coloque as fatias de pera. Leve ao forno cerca de 25 minutos ou até estarem bem douradas e a massa bem cozida e estaladiça. Antes de servir, já mornas ou frias, polvilhe com uma mistura a gosto de açúcar em pó e canela.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.