com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Semifrio de amoras silvestres

Uma proposta para sair para o campo, apanhar amoras e regressar com as mãos azuladas. Esta sobremesa merece todos os arranhões que possa sofrer no processo

Ingredientes

Para uma forma de 20 cm

Bolacha Maria 1 embalagem
Manteiga 70 g
Amoras silvestres 250 g
Queijo quark 200 g
Natas bem frias 200 ml
Leite condensado (light) 300 ml
Gelatina 6 folhas
Sumo de limão 1 colher de sopa
Pasta de baunilha 1 colher de café

Preparação

Forrar a base de uma forma com fundo amovível (20 cm) com papel vegetal e as laterais com película aderente.

Triturar as bolachas e misturar com a manteiga derretida (Bimby: processar uns segundos na vel. 5-7). Forrar a base da forma com a bolacha, alisar bem e refrigerar para solidificar.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Reservar um punhado de amoras para colocar na base da forma. Triturar as restantes com um pouco de água e o sumo de limão, no liquidificador (Bimby: processar uns segundos na vel. 5, 7, 9).

Levar o puré de amora ao lume, deixar ferver até evaporar parte da água. (Bimby: +/- 5min/Varoma/Vel. 1).

Retirar do lume e coar um pouco (se não gostar das grainhas). Juntar a gelatina bem espremida ao coulis de amora (bem quente) e mexer vigorosamente com um fouet (Bimby: juntar a gelatina pelo bocal e misturar uns segundos na vel.4, 5). Deixar arrefecer.

Bater as natas até ganharem volume e alguma consistência. (Bimby: com borboleta, sem copinho, na vel 3 e 1/2 mais ou menos 2 minutos e com cuidado para não passarem a manteiga). Misturar o quark com o leite condensado (Bimby: 15seg/ Vel 4). Envolver delicadamente com as natas batidas e a pasta ou sementes de baunilha, com a ajuda de um fouet. Por fim juntar o coulis de amora arrefecido e misturar delicadamente até ficar homogéneo.

Espalhar amoras na base de bolacha e deitar o creme por cima.  Levar ao frigorífico durante uma noite para solidificar bem. Desenformar com cuidado e decorar com amoras silvestres.

Dicas

Substitua a pasta de baunilha por sementes de uma vagem.
Receita do parceiro

Em destaque