Em destaque

Salsifis com presunto e pera

O salsifis é uma raiz-legume muito apreciada em França. Assemelha-se a uma cenoura e é rica em açúcares. Aqui, uma receita gulosa que recorre a este alimento pouco utilizado em terras lusas.

Ingredientes

Salsifis 6 talos
Presunto 4 fatias
Manteiga 2 colheres de sopa
Pera com casca 1
Sal adicionar q.b.
Pimenta verde adicionar q.b.
Cebolinho fresco 1 colher de sopa
Tomilho laranja 2 talos
Azeite um fio

Preparação

Comece por lavar e descascar o salsifis, um pouco como se faz com as cenouras.

Leve a ferver água com uma pitada de sal e dois talos de tomilho laranja, um fio de azeite. Adicione os salsifis e coza-os cortados da maneira que mais gostar, pelo menos 15/20 minutos.

Retire do lume, escorra e reserve.

Numa frigideira antiaderente coloque o presunto, sem qualquer tipo de gordura adicional, cortado em pedaços muito finos (tipo o caldo verde). Deixe fritar até ficar bem seco, retire e coloque num papel de cozinha absorvente.

Na mesma frigideira, adicione 1 colher de sopa de manteiga, a pera sem o caroço, cortada em gomos e com a casca e deixe caramelizar. Quando esta estiver meio cozida adicione o salsifis e a restante manteiga e envolta mais uns minutos em lume baixo.

Tempere com sal e pimenta, junte o presunto e desligue o lume. Convém que o presunto não fique muito tempo ao lume, para não perder o crocante.

Junte o cebolinho e delicie-se.

Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.