Em destaque

Salada rica de batata e vegetais

Uma receita original inspirada na deliciosa Salada Gado‑Gado, uma das especialidades propostas pelo chef Jamie Oliver num dos seus últimos livros de culinária

Ingredientes

Batatas novas 400 g
Ovos 4 grandes
Tofu macio de consistência firme 400 g
Óleo de sésamo 0,5 dl
Couve‑chinesa 1/2 grande
Tomates maduros 2 grandes
Rabanetes 1 mão cheia
Pepino 1/2 grande
Cebola 1/2 grande
Rebentos de feijão 1 punhado
Coentros (folha) 15 g
Pickles 50 g

Para o molho

Dente de alho 1 grande
Açúcar de palma 50 g
Manteiga de amendoim crocante 120 g
Malaguetas vermelhas frescas (opcional) 2 grandes
Sumo de 2 limas 2 grandes
Molho de peixe 2 colheres de chá
Molho de soja com baixo teor de sal 1 colher de sopa
Pasta de tamarindo 1 colher de sopa

Preparação

1. Lave as batatas e coza‑as em água a ferver temperada com sal, durante cerca de 15 minutos ou até estarem tenras. Depois, corte‑as ao meio ou em rodelas.

2. Coza os ovos durante cerca de seis minutos ou durante mais tempo, se os preferir mais bem cozidos.

3. Corte o tofu em cubos de 2,5 cm e frite‑os em óleo de sésamo durante 15 minutos ou até estarem dourados. Polvilhe-os ligeiramente com sal marinho.

4. Ripe a couve, caso a queira consumir crua. Se preferir cozinhá‑la, corte‑a em juliana com cerca de dois centímetros, coloque‑a num coador e acrescente o equivalente a uma chaleira de água a ferver.

5. Corte o tomate, a cebola e os pickes e o pepino às rodelas e os rabanetes em quartos. Tempere tudo com um pouco de sal.

6. Deite todos os ingredientes do molho num copo triturador, descasque o alho e rale o açúcar de palma (se necessário) e triture tudo até ganhar uma consistência aveludada. Prove e retifique os temperos, certificando‑se de que se nota a acidez das limas e, caso seja necessário, deite um pouco mais.

7. Divida o molho por quatro taças, espalhe‑o bem pelos lados e divida os ingredientes da salada pelas taças, tendo o máximo cuidado para as deixar bem bonitas.

8. Polvilhe a salada com folhas de coentros picadas. Sirva de imediato!

Dicas

Substitua os rabanetes por espargos. Se gosta de sabores picantes e intensos, adicione uma malagueta-olho-de-pássaro ou outra igualmente picante no momento de ir à mesa. Sirva a salada com chips de camarão. Bom proveito!
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.