com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Salada de pimento e beringela com molho de tomate

Esta receita baseia-se numa tradicional salada italiana de pão e tomate, mas os grãos de kamut substituem o pão. Os legumes são salteados num delicioso molho de alho e tomate que explode de sabor.

Ingredientes

Beringela média 1
Pimentos vermelhos, sem sementes 2
Azeite extra virgem 100 ml
Kamut, enxaguado 100 g
Água 450 ml
Tomate muito maduro 450 g
Dentes de alho, esmagados 3
Vinagre de vinho tinto 1 a 2 colheres de sopa
Anchovas picadas 2 colheres de sopa
Azeitonas pretas descaroçadas 50 g
Folhas de manjericão um punhado grande
Sal e Pimenta usar a gosto

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Corte a beringela em pedaços de 2 cm e, os pimentos em pedaços espalhe-os e junte-os numa assadeira. Regue com duas colheres de sopa de azeite e leve ao forno durante uma a uma hora e um quarto, ou até amaciar e começar a caramelizar nas extremidades. Vire os legumes uma ou duas vezes durante a cozedura.

Enquanto assa, coloque o kamut numa caçarola pequena com a água e deixe ferver em lume brando. Tape e deixe cozer durante cerca de uma hora, ou ate o kamut ficar tenro e a água ser absorvida.

Perfure cada tomate com a ponta de uma faca e coloque numa tigela refrataria. Cubra com água a ferver e deixe repousar dois minutos ou até a pele se separar. Escorra, enxague com água fria e pele. Corte os tomates em quartos e, com uma colher de chá, tire os centros para uma tigela. Quando os legumes estiverem prontos, adicione os tomates e leve ao forno durante dez minutos.

Para fazer o molho, comprima a polpa de tomate através de um passador para uma tigela. Adicione o restante azeite, o alho, o vinagre de vinho, as anchovas e um pouco de sal e pimenta.

Deite os pimentos, as beringelas e os tomates numa saladeira e espalhe as azeitonas e o kamut. Adicione as folhas de manjericão e mexa a salada. Regue com o molho e sirva.

Esta receita é parte integrante do livro "Grão a Grão" da editora Vogais.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.