com o apoio MEO
Fibra à máxima velocidade desde €29,99/mês aqui

Em destaque

Pastéis Vegetais de curgete e cenoura

São uma delicia estes legumes ralados grosseiramente, envolvidos em polme e cozidos no forno

Ingredientes

Cebola (metade) 80 gr
Alho 2 dente
Cenoura (2 médias) 140 gr
Curgete (1 média) 240 gr
Açafrão 2 colheres de sobremesa rasas
Sementes de anjuão 1 colher de chá
Asa meia colher de café
Ovos M 2
Farinha para bolos 80 gr
Pão ralado 60 gr
Sal fino 1 colher de chá

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Rale a cenoura e a curgete (deixei a casca nesta última, mas tirei as sementes do centro). O ralador terá de ser grosso. Coloque entre dois papéis absorventes para que seja escorrida a maior parte da água.
Faça o mesmo procedimento ao alho e à cebola.
Num recipiente, misture o ovo, o açafrão, as sementes e a asafoetida. Junte a farinha e o pão ralado até obter um tipo de polme. Junte os legumes reservados e misture bem.
Com as mãos enfarinhadas molde bolas e espalme ligeiramente para que fiquem com o aspeto de bolinhos. Se preferir pode optar por moldar na forma de hambúrgueres.
Disponha os bolinhos em cima de um tapete de silicone e leve ao forno por 15 minutos. Findo o tempo, volte-os e deixe cozer por mais 15 minutos.
Claro está que este tempo é referencial porque depende do tamanho dos bolinhos. Eu preferi fazer do tamanho de bolachinhas.

Dicas

* Sementes de anjuão são da família dos cominhos e da salsa e são muito importantes na dieta vegetariana. Liga muito bem com legumes e peixe – muito comum nos bahji de cebola que se come nos restaurante indianos. É bastante utilizada no foro da medicina Ayurveda, ajudando em doenças do trato digestivo. Podem ser consumidas em pó ou em sementes. ** Asafoetida é uma resina que não é originária da India mas que é de uso comum na gastronomia e na medicina indiana ancestral. É utilizada, normalmente, em pó e hoje é vendida misturada com farinha de arroz. Tem um cheiro intenso e atribui um aroma muito agradável à comida onde é adicionada. Deve ser utilizado com moderação e se não apreciar o sabor muito intenso a cebola e a alho, não misture este ingredientes com o pó de asafoetida. Em termos médico é muito utilizado como um auxiliar digestivo e no tratamento de bronquite e asma. Pode comprar estas especiarias em lojas indianas ou pode simplesmente substituí-las por outras a gosto (caril, tomilho seco, ou simplesmente salsa e coentros).
Receita do parceiro
Comunidade

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.