Em destaque

Panna cotta de maracujá

Panna cotta significa, em italiano, “natas cozidas” e é uma sobremesa apresentada tradicionalmente em doses individuais, como um pequeno pudim. Pode ser servida com coulis de frutas vermelhas, caramelo ou molho de chocolate. Neste caso, uma versão com maracujá. Uma sugestão do livro "Para Comer à Colher", com autoria de Rosa Cardoso.

Ingredientes

Folhas de gelatina incolor e sem sabor 7 g
Natas 500 g
Açúcar granulado 50 g
Vagem de baunilha 1, ou 1 colher de chá de pasta de baunilha pura
Maracujás frescos, para decoração 2 a 3

Preparação

Esta receita prepara quatro doses.

Comece por hidratar as folhas de gelatina. Para isso, coloque-as numa taça com água fria dentro do frigorífico durante cinco a dez minutos.

Se usar a baunilha em vagem, corte-a longitudinalmente e retire as sementes com uma faca. Coloque as sementes e a vagem num tacho, adicione as natas e o açúcar. Deixe levantar fervura e desligue o fogão.

Escorra as folhas de gelatina e coloque-as na mistura das natas, mexa bem até estar dissolvida.

Divida a mistura em quatro taças com 150 mililitros de capacidade, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante quatro a seis horas ou até estar completamente firme.

Na altura de servir, corte ao meio os maracujás e retire a polpa. Coloque por cima de cada copinho.

Esta receita é parte integrante do livro “Para Comer à Colher” (edição Arena) da chef pasteleira Rosa Cardoso, obra que reúne, em seis capítulos, 60 doces nacionais e internacionais. Comum a todas as receitas, sejam de chocolate, verrines, pudins, semifrios, gelados, cheesecakes, mousses, o facto de as saborearmos à colher.

para comer à colher
para comer à colher
Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque