com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Molho aioli

Com batatas fritas, marisco cozido, carnes grelhadas, peixinhos da horta... Com tudo! O aioli liga bem com tudo, até com um pedaço de pão!

Ingredientes

Dentes de alho 2 unidade
Azeite Virgem Extra 125 ml
Óleo vegetal 125 ml
Sal grosso adicionar q.b.
Sumo de limão (opcional) adicionar q.b.

Preparação

Descasque e corte os alhos em pedaços para dentro de um almofariz.

Adicione um pouco de sal e, com a ajuda do pilão, esmague tudo até obter uma pasta.
Agora é quando dá jeito ter a ajuda de uma segunda pessoa, mas também se consegue sozinho!
Coloque um pano de cozinha debaixo do almofariz para evitar que este se mova. Com uma mão, verta o azeite em fio e, entretanto, com o pilão na outra mão, misture sem parar. É importante verter muito pouco azeite nesta fase, para conseguir emulsionar a mistura.
Adicione depois o óleo, também em fio.
Rectifique de sal e, caso pretenda, aromatize com algumas gotas de sumo de limão.

Dicas

É imprescindível adicionar o mínimo de azeite na fase inicial, e sempre a misturar com a outra mão. Pode substituir o óleo vegetal por igual parte de azeite virgem extra, caso prefira um sabor mais intenso. Se, depois de todo o processo, não conseguir obter uma mistura homogénea, tipo a maionese, não desespere! Coloque 125 ml de óleo ou azeite num copo estreito e alto juntamente com uma gema de ovo. Coloque o braço da varinha mágica no centro e, sem mover, ligue no máximo. Assim que os dois elementos estiverem emulsionados adicione, aos poucos, a mistura de azeite, sal e alho. Rectifique os temperos. Se preferir um aioli menos espesso, na fase final adicione uma ou duas colheres de chá de água morna.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.