com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Lombinho de Porco Assado com Ervas

Respeitar todos os alimentos e cozinhar sem preconceitos é o lema da autora desta receita

Ingredientes

Lombinho de Porco (escolha um do tamanho que achar adequado para si e para a sua família) 1
Batatinhas, cenouras, e cebolas descascadas e cortadas em cubos ou gomos todos iguais
Ervas aromáticas (eu usei tomilho fresco e alecrim)
Bolbo de alho 1
Azeite de boa qualidade q.b.
Sal
Pimentão doce 1 a 2 colheres de sopa
Vinho branco 200 ml

Preparação

Num processador de alimentos, coloque metade dos alhos descascados, 2 a 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de pimentão doce e triture tudo. Não coloque o sal nesta etapa porque irá secar a carne. Tempere o lombo previamente (2 ou 3 horas antes, ou como a minha mãe faz, de um dia para o outro!!) com a pasta de alho.

Aqueça uma grande frigideira anti-aderente, coloque um pouco de azeite, o resto dos alhos esborrachados e o ramo de ervas. Coloque o lombinho (ou os lombinhos) de porco, tempere com sal, e vá selando-o (fritando a primeira camada de carne) a toda a volta. Refresque com o vinho branco e deixe o álcool evaporar.

Num tabuleiro de ir ao formo, coloque a carne com os sucos e tudo o que ficou na frigideira. Em volta coloque as batatinhas, cenouras e cebolas, envolvidas com o resto do pimentão doce e sal. Salpique tudo com um fio de azeite se necessário.

Leve ao forno a assar a 180ºC, durante 45/60 minutos ou até os legumes estarem tenros e a carne cozinhada por dentro mas rosada.

Retire o lombinho do forno, coloque-o na tábua de corte e deixe-o repousar durante 5 minutos antes de cortar. Não se preocupe, a carne não vai arrefecer, e este processo vai ajudar a que a carne mantenha os sucos no interior e seja mais fácil fatiar.

Sirva imediatamente e acompanhe com um bom vinho!

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.