Em destaque

Iogurte e doce de amoras silvestres e baunilha

Ingredientes

Doce
Amoras silvestres 500 g
Açúcar 200 g
Sumo de limão 1/2
Baunilha 1 vagem
Iogurte de amora
Leite meio-gordo (fresco tipo Vigor) 900 ml
Leite em pó 3 colheres de sopa
Açúcar 50 g
Iogurte natural 1
Doce de amora caseiro 4 colheres de sopa

Preparação

Doce de amoras silvestres e baunilha
Tmx-Bimby:
Colocar as amoras lavadas no copo, juntar o açúcar, o sumo de limão e triturar uns 3seg/vel. 5. Juntar a vagem de baunilha aberta e programar 15 min/100º/vel.1. De seguida, retirar o copinho e colocar o cesto virado ao contrário. Marcar mais 15 min/varoma/vel.1. Se estiver ainda líquido acrescentar 5 minutos ou mais.
Tradicional:
Colocar as amoras lavadas numa panela, juntar o açúcar, a vagem de baunilha aberta e o sumo de limão. Levar ao lume brando, mexendo de vez em quando, até obter a consistência desejada. No final triturar a gosto.
Distribuir pelos frascos e tapar. Virar os frascos ao contrário para criar vácuo.
Iogurte de amora
TMX-Bimby:
O copo colocar o leite, o leite em pó e o açúcar e misturar na 15seg/vel 3. Programar 9min/90º/vel.3. Deixar arrefecer. Quando estiver morno juntar o doce de amora e misturar 10 seg/vel. 5-7. Juntar o iogurte e misturar novamente uns segundos na vel. 3. Coar o leite de modo a retirar todas a grainhas das amoras.
Tradicional:
Num tacho, colocar o leite, o leite em pó, o açúcar e misturar com um fouet até ficar bem dissolvido. Levar ao lume até levantar fervura e deixar arrefecer. Quando estiver morno juntar o iogurte e o doce de amora e misturar com o fouet até ficar bem integrado. Coar o leite de modo a retirar todas a grainhas das amoras.
Distribuir pelos copos e levar à iogurteira cerca de 10 horas. No final do tempo colocar as tampas e reservar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir. Caso não tenha iogurteira, deverá seguir os passos acima e abafar bem os copos com uma manta polar, dentro do forno previamente aquecido a 50ºC, cerca de 12 horas.

Receita do parceiro

Em destaque