Em destaque

Hambúrgueres de abóbora manteiga, quinoa e nozes

Para quem não tem medo de experimentar hambúrgueres diferentes.
Hambúrgueres de Abóbora Manteiga, Quinoa e Nozes, do blog Be Nice Make a Cake. Coloque meia abóbora cortada em meias luas num tabuleiro de ir ao forno. Tempere com sal, pimenta preta e de azeite. Junte 3 ou 4 dentes de alho embrulhados num pedaço de papel vegetal. Deixe cozer a 180ºC até estarem tenros. Depois tire a casca da abóbora e dos alhos e esmague tudo com um garfo. À parte faça um refogado com 1 cebola e um fio de azeite; coza ¼ de chávena de quinoa e coloque a abóbora, a cebola e 1 chávena de nozes num processador de alimentos. Pique até ficarem com uma consistência homogénea. Envolva na quinoa e, se achar necessário, junte algumas migalhas de pão. Tempere a gosto e deixe esfriar, molde 10 a 12 hambúrgueres, coloque-os numa travessa e leve-os ao frigorífico. Pode cozinha-los numa frigideira antiaderente ou no forno a 180ºC.

Ingredientes

Abóbora manteiga, cortada em meias-luas 1/2
Quinoa crua 1/4 chávena
Cebola picada 1
Dentes de alho 3 ou 4
Nozes picadas 1 chávena
Pimenta caiena 1 pitada
Sal e pimenta preta moída na hora adicionar q.b.
Migalhas de pão (opcional) 1 chávena

Preparação

Ligue o forno a 180 ºC para ir aquecendo.

Coloque a abóbora num tabuleiro largo e baixo, tempere com sal, pimenta preta e um fio de azeite. Embrulhe os alhos num pedacinho de papel vegetal, e coloque junto com a abóbora. Leve ao forno até estarem ambos cozinhados/tenros. Depois disso tire a casca da abóbora e dos alhos, e esmague tudo com a ajuda de um garfo.

À parte, faça um refogado com a cebola e um fio de azeite. Deixe cozinhar até ficar translúcida (sem queimar). Reserve.

Enquanto isso, coza a quinoa, segundo as indicações do pacote.

Coloque todos os preparados (exceto a quinoa) num processador de alimentos e pique até ficarem com uma consistência homogénea.

Envolva a quinoa e se achar que é necessário para formar mais liga, junte também as migalhas de pão (ou pão ralado).

Se for do seu gosto, junte uma pitada de pimenta cayenne e retifique o resto dos temperos.

Depois de esta pasta estar fria, molde 10 a 12 hambúrgueres, coloque-os numa travessa e leve-os ao frigorífico para ajudar a manter a forma, antes de cozinhar.

Pode cozinha-los numa frigideira antiaderente (muito cuidado ao manobrá-los), ou então cozinhe-os no forno a 180 ºC (mais fácil).

Dicas

Sirva com este pãozinho maravilhoso. O resto do recheio fica à sua escolha, mas umas folhinhas de alface ou rúcula, fica sempre bem.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.