Em destaque

Gelado de mirtilo

Não é somente o sabor que cativa nesta receita. "Os olhos também comem", como se usa dizer e a cor deste gelado de mirtilo sacia-os.

Ingredientes

Mirtilos, frescos ou congelados 185 g
Açúcar 150 g
Sal uma pitada
Natas para bater 400 ml
Leite Gordo 250 ml
Sumo de limão 1 colher de sopa

Preparação

Junte os mirtilos, açúcar e sal numa panela pequena. Aqueça em lume médio-alto até que o açúcar se dissolva, mexendo ocasionalmente, e deixe levantar fervura. Reduza o lume e cozinhe por mais dez minutos. Retire a mistura do lume e deixe arrefecer durante, pelo menos, 20 minutos.

Se pretender um gelado completamente homogéneo, passe a mistura de mirtilos pelo liquidificador ou use a varinha mágica. Se não se importar de ver um mirtilo aqui e ali, salte este passo.

Gelado de mirtilo

Numa tigela grande, adicione a mistura de mirtilos, natas, leite e sumo de limão. Cubra a tigela com película aderente e coloque no frigorífico de um dia para o outro.

No dia seguinte, quando quiser fazer o seu gelado de mirtilo, deite a base de gelado na máquina de gelados e prossiga de acordo com as instruções do fabricante.

Sirva o gelado de mirtilo imediatamente ou guarde no congelador, numa caixa hermética, se for consumir mais tarde.

Dicas

As quantidades indicadas nos ingredientes são as adequadas para a minha máquina de fazer gelados, que tem uma capacidade de 1,2 litros. Ajuste-as à sua própria máquina, em particular se esta tiver uma capacidade inferior.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.