Em destaque

Empadão de frango

Este empadão é verdadeiramente reconfortante, sendo a maneira ideal para aproveitar restos de frango assado.

Ingredientes

Batata grande, descascada e cortada aos cubinhos 1
Cenouras, descascadas e cortadas aos cubinhos 2
Manteiga Sem Sal 2 colheres de sopa
Caldo de Galinha 1 cubo
Farinha sem fermento 2 colheres de sopa
Leite Gordo 2 + 1/4 chávenas
Ervilhas congeladas 1/2 chávena
Frango cozinhado, cortado aos cubinhos 2 chávenas
Pimenta preta, moída na ocasião adicionar q.b.
Massa quebrada para uma tarteira com 22 cm de diâmetro usar q.b.

Preparação

Aqueça o forno a 180 ºC. Ponha a batata e as cenouras numa caçarola média com água. Quando levantar fervura, baixe o lume e coza os vegetais durante cinco a dez minutos, até estarem cozidos mão não demasiadamente. Retire do lume, escorra e reserve.

Numa caçarola média, derreta a manteiga com o cubo de caldo de galinha. Use uma colher de pau para ir desfazendo o cubo. Quando a manteiga já estiver derretida e a mistura homogénea polvilhe com a farinha, mexendo até formar uma pasta igualmente homogénea. Deixe cozer em lume brando durante um minuto. Retire da chama e regue com o leite, mexendo constantemente.

Quando tudo estiver bem misturado, deixe cozer em lume médio/baixo durante dez minutos, até o molho engrossar. Retire do lume. Junte ao molho os vegetais cozidos, as ervilhas congeladas e o frango. Tempere com pimenta.

Unte uma tarteira com 22 cm e deite a mistura de frango. Humedeça os bordos da tarteira com leite ou água. Cubra a mistura de frango com a massa, pressionando as bordas para selar. Decore a tarte. Faça quatro a seis golpes para deixar sair o vapor e pincele com um ovo levemente batido. Leve ao forno durante 30 minutos ou até o recheio estar quente e a massa dourada. Tolera até três dias no frigorífico.

Para fazer empadões individuais, unte ligeiramente seis forminhas de porcelana com 7,5 cm e encha cada uma com ½ chávena de recheio de frango. Estenda a massa com 1,5 cm de espessura e corte círculos com 7,5 cm de diâmetro. Tape as forminhas com os círculos de massa. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça um ou dois golpes para deixar sair o vapor.

500 Receitas: Marmitas e Refeições Prontas, Booksmile (Título original: 500 Casseroles, © Quintet Publishing Ltd. 2009) 

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.