com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Creme de camarão

O creme de camarão da infância do bloguer Fred fará para sempre parte das boas memórias que guarda dos almoços de família. O cozinheiro partilha connosco a sua receita.

Ingredientes

Camarão 500 g
Cebola 1/2 de tamanho médio
Tomate de tamanho médio 2
Dentes de alho 2
Coentros 30 g (25 g para o fumet e 5 g para o crouton)
Azeite extra virgem 2 colheres de sopa
Manteiga 1 colher de chá
Farinha torrada 2 colheres de sopa
Pimenta-preta usar q.b.
Piripíri usar q.b.
Sal usar q.b.
Pão 1

Preparação

Tempo de preparação: 20 minutos.
Tempo de cozedura: 30 minutos.
Pré-preparação da receita: colocar todos os ingredientes numa zona da bancada de trabalho. Lavar os que necessitarem desse procedimento. Separar a pele e as cabeças do camarão e limpar as tripas. Reservar as cabeças e o miolo. Cortar grosseiramente as cebolas em cubos. Cortar grosseiramente os tomates e remover as sementes. Esmagar dois dentes de alho e retirar-lhes as cascas. Cortar o pão em pequenos cubos.
Preparar o fumet de camarão: aquecer azeite (1 +1/2 colher de sopa) num tacho, preferencialmente de base larga. Quando estiver bem quente, juntar o miolo de camarão, temperar com sal e pimenta a gosto e depois saltear em lume forte durante aproximadamente um minuto. Nesta fase não é importante que os camarões fiquem bem cozinhados, pretende-se apenas que ganhem uma cor bonita.
Retirar os camarãões e escorrer o azeite da fritura para o tacho. Reservar.
Acrescentar ½ colher de sopa de azeite.
Quando estiver bem quente, juntar as cabeças do camarão e o piripíri e deixar refogar muito bem, até adquirirem a cor alaranjada típica do camarão frito.
A seguir, juntar a cebola, os coentros inteiros e o alho e deixar refogar até ficarem com uma cor ligeiramente dourada.
Juntar o tomate e deixar refogar em lume forte até começar a desfazer.
Juntar dois litros de água e deixar ferver em lume brando.
Retificar o tempero.
O processo termina quando se tiver aproximadamente 1.5 l deste delicioso fumet de camarão no tacho. Se necessário retificar o sal.
Enquanto o fumet está ao lume, aproveitar para torrar a farinha: levar uma frigideira ao lume com a farinha. Deixar torrar em lume forte, fazendo movimentos com a frigideira, de modo que a farinha pule. Em alternativa, usar uma colher de pau para mexer continuadamente a farinha. A farinha está torrada quando ficar ligeiramente acastanhada. Peneirar a farinha.
Reservar.
Enquanto o fumet está ao lume, aproveitar para fazer o crouton: levar uma frigideira ao lume com ½ colher de sopa de azeite e deixar aquecer. Juntar de uma só vez os cubos do pão e os coentros. Saltear até ficarem ligeiramente dourados. Reservar.
Voltando ao fumet, que já deve estar pronto: confirmar se a quantidade de fumet corresponde à quantidade pretendida. Corrigir de for caso disso. Despejar o caldo obtido num copo liquidificador e pulverizar tudo, o mais possível, na rotação máxima. Filtrar muito bem num coador de malha fina. Atenção: consoante o coador usado, poderá ser necessário repetir esta operação mais do que uma vez até não se sentirem as cascas do camarão. Reservar.
Finalmente o creme de camarão: levar um tacho ao lume com o fumet. À parte, dissolver muito bem a farinha torrada num pouco do fumet morno. Acrescentar a farinha e deixar ferver em lume brando, mexendo permanentemente, até ganhar uma consistência cremosa. Acrescentar o camarão e se necessário terminar a sua cozedura, tendo em atenção que quanto mais cozer menos suculento fica. Retificar os temperos. Acrescentar uma noz de manteiga.
Está pronto.
Receita do parceiro
Cooked by Fred

Em destaque