com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Cozido Madrileño

Pôr de molho o grão de bico na noite anterior em água com sal. De manhã escorrer o grão de bico

Ingredientes

Frango 1/4
Presunto num pedaço inteiro 250 g
Carne de vaca para cozer 250 g
Osso de presunto 1
Osso da parte do joelho de porco 1
Toucinho fresco de porco 150 g
Chouriço para cozinhar num pedaço 100 g
Grão de bico 400 g
Repolho pequeno 1
Alho 3 dente
Cenouras 2
Cebola grande 1
Batatas grandes 2
Sal q.b.
Azeite q.b.
Massa para canja (tipo aletria muito fininha) 100 g

Preparação

Pôr de molho o grão de bico na noite anterior em água com sal. De manhã escorrer o grão de bico. Num tacho bem grande, pôr todas as carnes (excepto o frango), o chouriço, presunto, ossos lavados, toucinho e cobrir com água (mais ou menos 4 a 5 litros) e sal q.b. Pôr o tacho ao lume e, quando começar a ferver, ir tirando a espuma que sair com a espumadeira. Juntar o grão de bico. No meio da cozedura (1 hora e 30 minutos, mais ou menos) juntar a cenoura descascada e limpa, a cebola e a batata inteira e descascada e o frango. Se começar a ficar sem água, pode-se juntar mais água quente. Provar e rectificar de sal e deixar cozer até estar bem cozido. À parte, noutro tacho, cozer o repolho picado até cozer a gosto da pessoa. Escorrer e refogar com azeite e os alhos picados. Quando tudo estiver bem cozido, escorrer as carnes juntamente com o grão de bico, batatas e cenouras e reservar a água da cocção. Canja do cozido: Voltar a pôr a água do cozido (mas sem as carnes, ossos, chouriços, etc.) no lume. Quando começar a ferver juntar a massa (de aletria, de sopinha de letras, etc.) e cozer até estar al dente. Servir primeiro a canja do cozido. Depois servir as carnes todas bem preparadas numa travessa, junto ao grão de bico, batatas e a cenoura. Noutra travessa, servir o repolho.

Dicas

Pode poupar muito tempo (metade do tempo) comprando o grão de bico já cozido. Se fizer isso, o tempo de cozedura será reduzido, e não precisará de juntar o grão de bico durante o tempo que as carnes e os outros legumes estiverem a cozer. Junte o grão de bico às carnes 10 minutos antes de estarem bem cozidas, para ganhar o gosto. Servir bem quente. Junto com a canja é prato único.
Receita do parceiro
Comunidade

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.