com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Cozido à Portuguesa

Um pouco moroso, já que exige atenção constante e preparação de véspera, mas ainda assim, uma refeição ideal para reunir a família à volta da mesa

Ingredientes

Osso Buco 600 g
Lombo Porco 500 g
Entremeada de Porco 500 g
Entrecosto de Porco 500 g
Galinha 1/2
Chispe de Porco do Pé ou da mão 1 (~800g)
Orelha de Porco 1 (~500g)
Chouriço de Carne 1
Chouriço de Sangue 1
Morcela da Beira Litoral 1
Farinheira da Beira Litoral 1
Couve Lombarda grande 1
Couve Portuguesa grande 1
Cabeça de Nabos (sem rama) 3
Cenouras 6
Batatas 6
Hortelã (folhas) 1 mão-cheia
Arroz Vaporizado 1 chávena
Feijão Branco 200 g
Sal q.b.

Preparação

No dia anterior

Tempere as carnes (menos os enchidos) com sal grosso, no dia anterior ao da cozedura.

Coloque o feijão num alguidar com bastante água, também no dia anterior ao da cozedura.

No dia

Coloque as carnes, exceto o frango e os enchidos, numa panela grande com água suficiente para as cobrir e junte a hortelã e mais um pouco de sal. Deixe cozer até verificar que estão cozidas, o que deverá acontecer em diferentes momentos. Retire-as à medida que ficarem prontas e reserve num recipiente tapado, e em local aquecido (eu coloquei dentro do forno com o forno ligado na temperatura mínima possível).

Na mesma água coza o frango. Quando estiver cozido junte às  outras carnes.

Entretanto prepare os legumes: Descasque os nabos, as cenouras e as batatas, e corte-as em quartos. Parte a couve lombarda em quatro pedaços, retire o talo central, e separe as folhas. Separe a couve portuguesa em folhas e retire o talo central. Lave muito bem todos os legumes.

Depois de todas as carnes cozidas retifique o nível de água e os temperos e aproveite o caldo para cozer os enchidos separadamente. Retire-os e reserve também.

Retire duas chávenas de chá da água das várias cozeduras para um tacho pequeno, deixe levantar fervura e adicione o arroz. Deixe cozer, apague o lume e reserve.

Noutro tacho coloque também água das várias cozeduras e coloque o feijão a cozer. Depois de levantar fervura mantenha o lume em chama média, e vá verificando o nível de cozedura do feijão. Deve levar cerca de 20 a 30 minutos.

No tacho grande e na mesma água, introduza as couves e a cenoura e deixe ferver por uns 10/15 minutos. Retifique o nível de água e os temperos se necessário. Adicione então as batatas e os nabos. Vá verificando a textura, para não os deixar cozer demasiado, evitando que se desfaçam.

Corte as carnes e os enchidos em pedaços pequenos e coloque numa travessa de servir. Noutra coloque os legumes, o feijão e o arroz.

Dicas

Este é um prato, que por ter bastante variedade de carnes e vegetais, normalmente acabe sempre por ter sobras. Aproveite o caldo das várias cozeduras, e faça uma maravilhosa sopa. Leve o caldo a ferver, e depois junte os vegetais que sobraram cortados aos cubos, no caso das batatas, cenouras e nabo, e em juliana fina no caso das couves. Junte uns bagos de massa cotovelos, e deixe a massa cozer. Acompanhe com as sobras de carne.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.