com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Cheesecake Ispahan - líchia, rosa e framboesa

Receita inspirada no famoso Ispahan do Pierre Hermé, um macaron gigante que conjuga os aromas florais da líchia com a rosa e framboesa, numa versão exótica, leve, fresca e que não precisa de forno

Ingredientes

Base

Biscuits Rose de Reims (ou palitos la reine) 100 g
Manteiga Derretida 40 g

Creme de queijo

Queijo quark 500 g
Natas para bater bem frias 100 g
Açúcar 150 g
Lichias 200 g
Framboesas 125 g
Limão 1/2
Extrato de baunilha 1 colher de café
Água de rosa alimentar 1 colher de café
Gelatina 6 folhas

Cobertura

Água 80 ml
Água de rosa alimentar umas gotas
Leite 2 colheres de sopa
Sumo de líchia (ou framboesa) 2 colheres de sopa
Açúcar 1 colher de sopa
Agar-agar da Vahiné (ou gelatina em pó) 1/2 saqueta
Corante rosa q.b.

Preparação

Base

Forrar a base e lateral de uma forma (aprox. 19cm) c/fundo amovível com papel vegetal. Triturar os biscoitos. Juntar manteiga derretida e misturar bem até ficar areada. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico. (Thermomix – Bimby: Pulverizar os biscoitos uns segundos na vel. 9. Juntar manteiga derretida e misturar 15 seg /vel. 6).  Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.

Creme de queijo

Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Triturar as líchias (previamente descascadas e descaroçadas) com o açúcar e o sumo de limão (TMX-Bimby: processar uns segundos na vel. 5, 7). Levar ao lume, deixar ferver e triturar tudo. (Thermomix-Bimby: +/- 4min/100ºC/Vel. 3). Retirar do lume, juntar a gelatina bem espremida e mexer vigorosamente com um fouet (TMX-Bimby: juntar a gelatina pelo bocal e misturar uns segundos na vel.4). Deixar arrefecer.

Bater as natas até ganharem volume e alguma consistência. (TMX-Bimby: com borboleta, sem copinho, na vel 3 e 1/2 mais ou menos 2 minutos e com cuidado para não passarem a manteiga). Misturar o quark, as natas, o extrato de baunilha e de rosa delicadamente com um fouet. Por fim juntar o coulis de líchia arrefecido e misturar delicadamente até ficar homogéneo. Distribuir framboesas na base de bolacha e á volta do aro. Deitar o creme por cima e alisar. Reservar no frigorífico até solidificar.

Cobertura

Levar todos os ingredientes ao lume, mexendo para dissolver bem e deixar ferver cerca de 2 minutos. Deixar arrefecer e despejar por cima do cheesecake já sólido. Levar novamente ao frigorífico para solidificar. Desenformar e decorar a gosto.

Dicas

Para quem não consegue encontrar água de rosa, pode colocar umas gotas de essência natural de rosa, à venda em lojas de produtos naturais.
Receita do parceiro

Em destaque