com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Charlotte de frutos vermelhos

Uma sobremesa com nome real para batizados e outras festas

Ingredientes

Frutos vermelhos (ou apenas morangos) 150 g
Água 1 dl
Açúcar 100 g
Limão 1
Gelatina 6 folhas
Palitos Champagne 200 g
Iogurtes de frutos silvestres (pode ser com pedaços) 4 Embalagens
Claras 5
Morangos e um raminho de hortelã para decorar q.b.

Preparação

Num tacho pequeno, colocar os frutos vermelhos juntando a água, o açúcar e o sumo de limão. Levar a lume brando e deixar ferver por 5 minutos. Depois de desligar, reduzir a mistura a puré e deixar arrefecer por completo.
Numa forma de aro amovível, colocar os palitos de champanhe a toda a volta, com as pontas inferiores cortadas, de forma a assentarem bem e não caírem. Aproveitar os restos para colocar no fundo da forma.

Bater as claras em castelo com uma pitada de sal fino. Reservar.

Colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 5 minutos (colocar as folhas partidas em pedaços pequenos numa taça. Cobrir por completo com água fria.). Passado esse tempo, escorrer as folhas e colocar no micro-ondas por uns 10 segundos. Reservar.

Colocar os iogurtes numa taça e mexer ligeiramente com um garfo. Adicionar o puré de fruta e mexer bem. Juntar a gelatina derretida (passo sempre pelo passador para evitar que vá qualquer pedacinho sólido) e mexer bem.

Por fim, juntar as claras batidas, envolvendo delicadamente, sem bater, até estar um creme homogéneo. Colocar na forma reservada e levar ao frio até à hora de servir (convém pelo menos 3 a 4 horas).
Antes de ir para a mesa, tirar o aro da forma e decorar a gosto com fruta.

Receita do parceiro

Em destaque