Em destaque

Carbonara light do Jamie Oliver

Um prato de massa que ganha com a introdução das ervilhas. Estas conferem um toque mais leve que casa muito bem com o crocante do bacon

Ingredientes

Ervilhas frescas ou congeladas (pode, em alternativa, usar congeladas) 200 g
Miolo de amêndoa laminado 1 colher de sopa
Dente de alho pequeno 1 unidade
Manjericão 15 g
Queijo Parmesão 15 g
Limão 1 unidade
Esparguete integral (pode, se for a gosto, utilizar esparguete “normal”) 150 g
Fatia de bacon fumado 1 unidade
Azeite adicionar q.b.
Ovo grande 1 unidade
Iogurte magro natural 100 g

Preparação

Leve a ferver um tacho com água temperada com sal para cozer a massa. Mergulhe na água um coador com as ervilhas durante 30 segundos e reserve, deixando o tacho ao lume.

Torre em seco muito levemente as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume médio e depois triture bem num robot de cozinha ou Bimby. Com o robot ainda a funcionar, deite o alho descascado, uma pitada de sal, as folhas de manjericão, o queijo parmesão finamente ralado, o sumo do limão e bata tudo até obter uma mistura homogénea. Depois junte as ervilhas, para dar alguma textura.

Coza a massa na água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, frite lentamente a fatia de bacon cortada em tiras finas numa frigideira, em lume médio a brando, com uma colher de chá de azeite, até estarem douradas e estaladiças. Transfira para um papel absorvente, deixando na frigideira a gordura saborosa. Com a ajuda de uma colher, deite na frigideira 3/4 da mistura de ervilhas para aquecer.

Bata o ovo com o iogurte, misturando bem. Quando a massa estiver cozida, reserve uma caneca cheia de água, escorra a massa e coloca-a diretamente na frigideira com o preparado de ervilhas, envolvendo tudo. Retire a frigideira do lume (este passo é muito importante, caso contrário o ovo irá ficar mexido quando o adicionar e não é isso que se pretende). Verta a mistura de ovo e envolve muito bem até tudo ficar coberto por igual e com uma textura aveludada e cremosa. Desembarace com um pouco de água da cozedura, se necessário.

Prove e retifique os temperos e sirva cobrindo com a restante mistura de ervilhas e bacon estaladiço.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.