com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Bolo de iogurte com lemon curd e coulis de framboesa

Numa só fatia encontramos a simplicidade de um bolo de iogurte com o contraste do amargo do limão e o doce da framboesa

Ingredientes

Iogurtes de tutti-frutti (ou outro sabor a gosto) 2 unidade
Ovos 5 unidade
Raspa de limão 200 g
Açúcar 200 g
Óleo de Coco 15 cl
Farinha 300 g
Coco (opcional) 50 g
Fermento em Pó 1 colher de chá
Bicarbonato de Sódio 1 colher de chá
Margarina para untar usar q.b.
Farinha para polvilhar usar q.b.

Lemon curd

Limões 2 unidade
Açúcar 160 g
Manteiga Sem Sal 60 g
Ovos 2 unidade

Coulis de framboesa

Framboesas (frescas ou congeladas) 100 g
Açúcar 50 g
Sumo de limão 2 a 3 gotas

Preparação

Bolo

Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Preparar uma forma de 18 cm de diâmetro, untar com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Colocar os ovos, um a um, na tigela da batedeira, adicionar o açúcar e bater até triplicar de volume. Juntar o óleo em fio, continuando a bater, adicionar a farinha peneirada, juntamente com o fermento e o bicarbonato de sódio. Adicionar a raspa de limão e o coco e bater até obter uma massa homogénea e lisa.

Deitar na forma e levar ao forno até estar cozido (fazer o teste do palito). Retirar do forno e deixar arrefecer completamente antes de montar.

Lemon curd

Numa panela, levar ao lume o sumo e raspa de limão, o açúcar e a manteiga até iniciar a fervura. Retirar do lume. Passar a mistura por um passador fino (opcional, apenas quando se prefere não ficar com a raspa de limão no creme). Reservar.

Bater, à parte, os ovos e juntar lentamente, à mistura anterior ligeiramente arrefecida. Mexer bem, levar novamente ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhar durante uns cinco minutos ou até que o creme se agarre às costas da colher de pau. Retire e reserve em frascos esterilizados, no frigorífico.

Coulis de framboesa

Numa panela, colocar todos os ingredientes e cozinhar até as framboesas se desfazerem completamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar mais um pouco apenas para a sua consistência ficar mais espessa. Passar a mistura por um passador de forma a eliminar as grainhas. Reservar.

Montagem do bolo

Dividir o bolo em duas partes iguais. Na parte inferior , deitar o coulis e deixar absorver um pouco. Cobrir com a segunda parte do bolo. Colocar uma boa camada de lemon curd no topo do bolo, e espalhar de forma uniforme.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.