Esquema de cores

Em destaque

Bola Doce Transmontana

Ingredientes

Massa
Ovos 6
Óleo 1 copo
Margarina 250 g
Fermento de padeiro 50 g (ou 1 saqueta de fermipan)
Água morna 1 chávena
Farinha que baste para tender (+/- 1Kg)
Recheio
Açúcar amarelo 2 chávena
Canela 1 pacote
Licor de figo ou vinho do Porto 1 chávena

Preparação

Dissolve-se o fermento em água morna com um pouco de farinha, misturam-se os restantes ingredientes até obter uma massa elástica, que se deixa levedar até dobrar o volume.
Misturar o açúcar com a canela e reservar.
Quando a massa tiver duplicado de volume, estende-se bem fina com um rolo da massa e forra-se um tabuleiro muito bem untado e enfarinhado, polvilha-se o fundo do tabuleiro com açúcar e canela e borrifa-se abundantemente com o licor.
Estende-se mais um pouco de massa, desta vez apenas o suficiente para tapar o fundo do tabuleiro e coloca-se sobre o açúcar da camada anterior.
Volta-se a polvilhar com açúcar e canela e a borrifar com o licor. Vai-se esticando mais massa e vai-se sobrepondo em camadas intercaladas sempre por açúcar e canela e borrifadas por licor até chegar ao cimo do tabuleiro. A última camada de massa não se polvilha, voltam-se por cima dela os excedentes da primeira massa que forrou o tabuleiro e pica-se com um garfo, mas tendo o cuidado de nunca picar a parte de baixo da massa para não se escoar por lá o licor.
Deixa-se descansar nos tabuleiros até a massa crescer de novo e vai ao forno quente a cozer. Assim que estiver cozida desenforma-se.

Dicas

Para quem não goste de canela, há quem, apesar de fugir &a grave; tradição, a polvilhe com açúcar e cacau em pó.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.