Bata a margarina com a batedeira até estar cremosa (menos de 1 minuto). Junte o açúcar em pó e volte a bater durante 2 minutos.
Junte a farinha e a pitada de sal, mexa com uma colher de pau até a massa estar com um aspeto areado, e depois amasse-a com as mãos. Inicialmente a massa está pegajosa e a agarra-se aos dedos, mas à medida que amassa vai ganhando elasticidade e deixará de se pegar.
Faça uma bola e achate-a. Envolva-a num pouco de farinha, enrole-a em película aderente e coloque no frigorífico durante 1 hora, no mínimo (a massa pode ficar no frigorífico até 4 dias).
Para fazer os biscoitos:
Aqueça o forno a 150ºC. Faça um rolo com a massa e divida-a em 3 ou 4 partes.
Agora escolha: junte pedacinhos de chocolate (as pepitas maiores devem ser adicionadas às bolachas já formadas, antes de irem ao forno, caso contrário não conseguirá estender a massa) a uma parte da massa, ou amêndoas laminadas, ou canela com açúcar ou faça-os simples.
Com o rolo da massa estique-a até estar fina. Adicione a cobertura que quiser e corte com o cortador da massa. Coloque as bolachas cortadas num tabuleiro coberto com papel vegetal a leve ao forno durante 10 minutos (se quiser mais tenros) ou 15 minutos (mais crocantes).
No final desse tempo retire as bolachas e coloque-as numa rede de pastelaria para arrefecerem.Proceda desta maneira até acabar a massa.
Dicas
Depois de estarem frios pode mergulhar os biscoitos num ganache de chocolate (é a mesma receita das trufas – pode aproveitar para mergulhar as bolachas e, com o resto do ganache, fazer algumas trufas).