com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Em destaque

Batatas gratinadas com natas e requeijão

Os vegetarianos têm aqui uma oportunidade para se deliciarem com uma proposta saborosa e (muito) fácil de preparar. Esta confeção gastronómica também pode ser servida com uma salada e/ou com carnes grelhadas.

Ingredientes

Batatas 1,5 kg
Leite 1 lt
Requeijões 2
Natas 200 ml
Manteiga 100 gr
Alho 3 dentes
Queijo ralado 100 gr
Sal 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Noz-moscada 1 pitada

Preparação

1. Descasque as batatas e lave-as. Com uma mandolina ou num processador com disco de corte para fatiar, corte-as em rodelas finas, com cerca de quatro milímetros. Reserve. Descasque o alho e pique-o finamente.

2. Leve um tacho ao lume com o leite, as natas, o alho picado e metade da manteiga. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

3. Adicione as batatas. Quando levantar fervura, reduza a temperatura e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Esfarele o requeijão e reserve. Ligue o forno a 180º C.

4. Unte um tabuleiro com margarina e coloque metade do preparado de batatas. Adicione o requeijão e polvilhe levemente com pimenta preta e noz-moscada.

5. Cubra o requeijão com o restante preparado de batatas e adicione um pouco mais de pimenta preta e de noz-moscada.

6. Distribua por cima a restante manteiga em pequenos pedaços, polvilhe com o queijo relado e leve ao forno a gratinar durante cerca de 50 minutos. Sirva de imediato.

Dicas

Adicione 150 gramas de gambas cozidas descascadas, cortadas em pedaços, ao recheio do gratinado quando juntar o requeijão esfarelado. Se preferir, pode acrescentar-lhe 80 gramas de pinhões no meio do recheio e/ou antes de o polvilhar com o queijo ralado.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.