Os vegetarianos têm aqui uma oportunidade para se deliciarem com uma proposta saborosa e (muito) fácil de preparar. Esta confeção gastronómica também pode ser servida com uma salada e/ou com carnes grelhadas.
1. Descasque as batatas e lave-as. Com uma mandolina ou num processador com disco de corte para fatiar, corte-as em rodelas finas, com cerca de quatro milímetros. Reserve. Descasque o alho e pique-o finamente.
2. Leve um tacho ao lume com o leite, as natas, o alho picado e metade da manteiga. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
3. Adicione as batatas. Quando levantar fervura, reduza a temperatura e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Esfarele o requeijão e reserve. Ligue o forno a 180º C.
4. Unte um tabuleiro com margarina e coloque metade do preparado de batatas. Adicione o requeijão e polvilhe levemente com pimenta e noz-moscada.
5. Cubra o requeijão com o restante preparado de batatas e adicione um pouco mais de pimenta e de noz-moscada.
6. Distribua por cima a restante manteiga em pequenos pedaços, polvilhe com o queijo relado e leve ao forno a gratinar durante cerca de 50 minutos. Sirva de imediato.
Dicas
Adicione 150 gramas de gambas cozidas descascadas, cortadas em pedaços, ao recheio do gratinado quando juntar o requeijão esfarelado. Se preferir, pode acrescentar-lhe 80 gramas de pinhões no meio do recheio e/ou antes de o polvilhar com o queijo ralado.