BERINGELAS GRATINADAS COM GAMBAS E PRESUNTO

Montalbán transferiu para o detetive Pepe Carvalho a paixão pela cozinha. A receita, pelas palavras do escritor:

«Cortou três beringelas em rodelas de um centímetro, pôs-lhes sal. Pôs azeite e um alho, que fritou até quase ficar torrado. Passou no mesmo azeite umas cabeças de gambas, enquanto descascava as caudas e cortava presunto. Retirou as cabeças de gambas e pô-las a ferver num caldo curto ao mesmo tempo que tirava o sal das beringelas com água e as secava com um trapo, rodela a rodela. No mesmo azeite foi fritando as beringelas, que deixava num escorredor para que se desengordurassem. Depois de fritas as beringelas, no mesmo azeite refogou cebola ralada, uma colher de farinha e atacou o bechamel com leite e o caldo das cabeças de gambas cozidas. Colocou as beringelas em camadas numa travessa, deixou cair sobre elas uma chuva de rabos de gambas nus, presunto e banhou tudo com o bechamel. Dos seus dedos caiu a neve do queijo ralado e meteu a travessa no forno a gratinar.»

GATTÒ AL CIOCCOLATO – DOCE DE CHOCOLATE

Se o chocolate tem propriedades mágicas como as que Juliette Binoche apresenta e conquista o galã cigano, Johnny Depp no filme "Chocolate", não podemos garantir, mas ao chocolate são atribuídos efeitos afrodisíacos.

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal

200g de chocolate meio-amargo

4 ovos e 2 gemas

1 pitada de sal

3/4 xícara de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

80g de farinha de trigo peneirada

2g de laranja (casca) glacé picada em cubinhos (brunoise) – opcional

100g de amêndoas moídas

50g de cacau em pó

Canudos de chocolate

Preparação:

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria; retire e deixe amornar. Bata os ovos e as gemas com a pitada de sal até espumar; junte aos poucos o açúcar, batendo sempre. Junte a baunilha e bata até resultar numa mistura fofa e clara. Incorpore a mistura de chocolate e manteiga aos ovos batidos com o açúcar, mexendo rapidamente. Junte a farinha, misturando delicadamente. No final, misture as laranjas glacés e as amêndoas, e transfira para uma assadeira untada, forrada com papel manteiga, untada novamente e enfarinhada. Asse por 25 minutos. Retire do forno (ainda estará relativamente húmido), deixe esfriar e decore com cacau em pó e canudos de chocolate. Polvilhe nos cantos com açúcar em pó.

Texto de Maria Jorge Costa

Saiba mais na Revista Saúda

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.