Em destaque

Açorda Alentejana

A herança árabe da cozinha tradicional no Alentejo está patente nos ingredientes: pão, azeite, alhos, coentros ou poejos, água, ovos e sal

Ingredientes

Alhos 1 cabeça
Coentros 1 molho
Poejos 1 molho
Ovos 4
Azeite 1 Fio
Água ou caldo de peixe 1000 ml
Sal q.b. q.b.
Pão (de véspera) q.b.

Preparação

Coloque os alhos, os poejos, alguns coentros, sal e azeite num almofariz. Se não tiver, use um robot de cozinha.
Faça um piso até atingir uma pasta com estes ingredientes.

Entretanto ferva cerca de um litro de líquido (água + a água da cozedura do peixe),  e escalfe os ovos durante uns minutos.

Deite a mistura do piso para dentro de uma terrina e verta lá a água com os ovos escalfados. Tempere com sal e junte-lhe 3 ou 4 colheres de sopa de azeite, tapando por uns instantes para que os sabores se encontrem.

Prepare os pratos, colocando fatias de pão rijo dentro de cada prato. Verta conchas do caldo por cima do pão - mais ou menos caldo, dependerá do gosto de cada um.

Acompanhe com um bom vinho Alentejano, pois está claro!

Dicas

Utilize o caldo de peixe, ou seja, coza a cabeça de um peixe para este fim, guarde a água da cozedura e utilize-o quando pretender fazer esta açorda. Também pode juntar polpas do peixe. A pescada, o bacalhau ou outros peixes graúdos são óptimos este caldo. Para o conservar, congele-o. O prato é acompanhado por azeitonas temperadas com azeite, alho, limão e orégãos.
Receita do parceiro

Em destaque