Produzido nas vinhas de altitude da quinta com o mesmo nome, este Quinta da Leda 2015 é, no dizer do produtor, “um vinho portentoso, mas pleno de frescura e vigor. Um tinto complexo e estruturado, fruto das condições climatéricas excecionais vividas em 2015”.

Um facto corroborado pelo enólogo da casa, Luís Sottomayor, “este vinho resulta de um ano particularmente seco ao longo da maior parte do ciclo vegetativo, com menos chuva e temperaturas superiores à média para o habitual no Alto Douro Vinhateiro, o que se reflete nas videiras e na maturação da uva”.

O estado do tempo em 2015 provocou um adiantamento do ciclo vegetativo de cerca de uma a duas semanas, acelerando o processo de maturação. “Foi um ano incomum, que resultou num Quinta da Leda excecional”, remata Luís Sottomayor.

O Quinta da Leda 2015 foi produzido com as castas Touriga Franca (50%), Touriga Nacional (20%), Tinta Roriz (15%) e Tinto Cão (15%). As uvas passam por maceração e fermentação alcoólica em cubas inox, seguindo depois para maturação em barricas de carvalho francês durante um período de 18 meses.

O resultado é um vinho de cor rubi profunda, e um aroma de boa complexidade, com saliência para os frutos pretos como a ameixa, especiarias, componente balsâmica a cedro e a caixa de tabaco, bem como algumas notas arbustivas e madeira muito bem integrada.

Na boca tem bom volume, acidez e taninos bem envolvidos, frutos pretos, pimenta e um final de excelente harmonia e elegância. É, por isso, ideal para acompanhar pratos de carne, caça e queijos.

Pelas suas características pode ser consumido desde já, embora beneficie de uma maturação em garrafa entre três a cinco anos, atingindo o seu apogeu cerca dos dez anos de idade, mantendo-se, contudo, em plenas condições para consumo durante cerca de 20 anos.

Um vinho que chega ao consumidor com o preço recomendado de 40,00 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.