Esta nova dupla de vinhos, os Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2015 e Monte das Servas Escolha tinto 2016, é a primeira a envergar a assinatura “Family Winegrowing Legacy Since 1667”, instituída pelos irmãos Serrano Mira por altura da celebração dos 350 anos na produção de vinhos no Alentejo, o que corresponde a 13 gerações de legado familiar.

Vidro, rolha, alergénios. 10 coisas que um produtor de vinho teme dentro das garrafas
Vidro, rolha, alergénios. 10 coisas que um produtor de vinho teme dentro das garrafas
Ver artigo

Para assinalar esta mesma efeméride, os irmãos Carlos e Luís Serrano Mira vão, em breve, lançar um livro que conta a história da sua família, que se cruza e funde com a história do vinho no Alentejo.

Para já contamos com estes dois lançamentos. O Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2015 resulta da conjugação de quatros castas: Alicante Bouschet (40%), Touriga Nacional (30%), Cabernet Sauvignon (20%) e Trincadeira (10%). “É um vinho límpido, dominado pelo vermelho violeta, com aromas de cereja, amora e especiarias”, diz-nos o produtor na ficha técnica do néctar.

Um vinho que fez estágio parcial de 12 meses em barricas de segundo e terceiro anos de carvalho francês e americano. “As notas florais é outra das características deste tinto que, na boca, se revela estruturado, equilibrado e volumosos, com corpo cheio. O final é persistente”. Prevê-se uma longevidade entre cinco a dez anos.

Um néctar que chega ao consumidor com o preço recomendado de 8,20 euros.

Já o Monte das Servas Escolha tinto 2016 é produzido a partir das castas Aragonez (40%), Alicante Bouschet (30%), Trincadeira (20%) e Syrah (10%), vinho que estagiou seis meses em cubas de inox e foi submetido a um repouso de dois meses em garrafa na cave da Herdade das Servas.

Nas notas de prova destaca-se a “limpidez do vinho, de cor vermelho granada, e o aroma de frutos vermelhos. É floral e denota leves notas vegetais. No sabor é elegante, equilibrado, mas complexo. Tem um final de boca persistente. Recomenda-se o consumo enquanto jovem”.

Vinho que chega ao consumidor com o preço recomendado de 4,90 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.