Após uma pausa em 2016, o jornalista João Paulo Martins regressa este ano aos escaparates com um dos guias mais aguardados por todos os que se interessam pelo mundo dos vinhos. “Vinhos de Portugal 2018” (editado pela Oficina do Livro) já se encontra à venda, numa viagem por todas as regiões nacional. Uma obra que compila com as notas do autor, milhares de vinhos, centenas de produtores. O leitor encontra, ainda, uma classificação para cada néctar e uma seleção dos melhores vinhos do ano.

O autor, também membro do júri do Concurso Mundial de Bruxelas, entre outros certames internacionais, junta ao seu novo manual um guia de bolos, facilitador das escolhas, “para ter sempre à mão”, como refere. Escolhas que cobrem todos os preços e que vão dos espumantes, aos brancos, tintos e generosos, em mais de cinco dezenas de referências.

Crítico João Paulo Martins assina um livro de histórias com vinhos bem apuradas

Tal como em edições anteriores, “Vinhos de Portugal 2018”, apresenta um capítulo dedicado a vinhos que orçam entre os 4,00 euros e os 10,00 euros, e um capítulo especial com vinhos até 4,00 euros.

João Paulo Martins colaborou em várias publicações nacionais e estrangeiras. É redator da Revista Vinho – Grandes Escolhas e assina uma coluna sobre este tema no semanário Expresso. Publicou o livro “Tudo Sobre Vinho do Porto”, em quatro línguas, reeditado em 2011 apenas em português e inglês, agora com o título “O Prazer do Vinho do Porto”.

Com o chefe Vítor Sobral publicou, em 2009, “O Portugal de Hoje à Mesa”. Participou no Portugal Wine Guide, única fonte de informação atualizada periodicamente sobre vinhos portugueses que é editado, em formato digital, também em russo e mandarim.

Em 2016 lançou “Histórias com Vinho &Outros Condimentos”, um conjunto de textos publicados ao longo de quase três décadas de carreira. Tem orientado sessões de prova para especialistas em Portugal, Londres, Dublin, Hong Kong, Macau, China e Taiwan.

“Vinhos de Portugal 2018”, com 680 páginas, chega aos leitores com o preço de 16,60 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.