“É um orgulho enorme termos conseguido este exclusivo mundial para o Essência do Vinho - Porto e para Portugal. Apenas serão lançadas 240 garrafas no mundo inteiro”, revela o diretor da Revista de Vinhos Nuno Guedes Vaz Pires.

“O Liber Pater 2015 é um vinho único que põe em causa as regras da região francesa e rompe com as castas e até com a forma como as uvas são plantadas numa das mais emblemáticas e tradicionais regiões de vinho do mundo. É um vinho raro, controverso, feito a partir de castas autóctones pré-filoxéricas, como Saint-Macaire, Tarnay, Marselan ou Castets, plantadas nos solos arenosos do Médoc em vinhas em pé franco e será o primeiro vinho, desde a filoxera em Bordéus e desde a classificação de 1855, a ser feito a partir de variedades nativas antigas”, explica.

O vinho vai ser dado a conhecer numa prova comentada no segundo dia do Essência do Vinho - Porto, a 22 de fevereiro (15h30), no Salão Árabe, no Palácio da Bolsa. O enólogo Loic Pasquet, grande mentor da marca, vai conduzir a prova.

Porto recebeu os prémios “Os Melhores do Ano 2018”. A noite foi grande para os vinhos, gastronomia e turismo
Porto recebeu os prémios “Os Melhores do Ano 2018”. A noite foi grande para os vinhos, gastronomia e turismo
Ver artigo

O artista plástico e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Francisco Laranjo, foi a personalidade selecionada para desenvolver a imagem desta edição. Apreciador confesso de vinho e dos rituais que lhe estão associados refere que, na esfera pessoal, “o vinho sempre foi tratado como um momento alto de celebração de qualquer convívio familiar, mas com muita parcimónia e elegância”.

Tendo esta perspetiva de base, teve como “desafio” permitir que “os criadores, fotógrafos e designers que vão trabalhar a partir desta imagem” e os visitantes recebam “a ideia de um evento e de um acontecimento que é importante para o país”.

Professor Catedrático da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, onde concluiu o curso em 1978, foi conferencista e professor convidado em diversas universidades ou academias em cidades como Bilbao, Otava, Calgary, Daegu, Sheffield, Manchester, Istambul, Alexandria, Sófia, Paris e São Paulo. Expõe individual e coletivamente desde 1979 em Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, Canadá, Índia, China, Coreia do Sul, Brasil, entre outros países.

No que respeita ao restante programa do Essência do Vinho – Porto, a 16ª edição, põe em prova livre de mais de três mil vinhos de 400 produtores, de todas as regiões vitivinícolas portuguesas e internacionais, com rótulos raros e exclusivos apresentados por especialistas convidados em masterclasses, provas comentadas, harmonizações enogastronómicas, partilha de experiências e degustação de petiscos.

Entre os destaques do programa, nota para a Grande Prova “TOP 10 Vinhos Portugueses - Revista de Vinhos”, que vai reunir os rótulos mais bem pontuados por um prestigiado júri internacional da Revista de Vinhos, a 21 de fevereiro, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Constituído por jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers, o painel vai eleger os melhores vinhos brancos, os melhores vinhos tintos e os melhores vinhos fortificados.

O Essência do Vinho – Porto realiza-se dia 21 de fevereiro das 15h00 às 20h00, dias 22 e 23 das 15h00 às 21h00 e dia 24 de fevereiro das 15h00 às 20h00, numa organização da Essência do Vinho e Revista de Vinhos, em parceria com a Associação Comercial do Porto.

A entrada de um dia tem o valor de 20,00 euros e inclui copo de provas Riedel. No local e nos dias de realização do evento, a mesma entrada terá o custo de 25,00 euros.

Para clientes MB Way que comprem os ingressos no local, haverá um desconto de 2,00 euros por bilhete.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.