Tinha o melhor restaurante do mundo e, inesperadamente, de um momento para o outro, encerrou-o. Em 2011, Ferran Adrià surpreendeu tudo e todos ao anunciar o fecho do elBulli, em Roses, na província de Girona, na Catalunha, que liderava a lista dos restaurantes com mais estrelas no Guia Michelin há cinco anos consecutivos. Hoje, em Madrid, o chef espanhol anunciou publicamente que se prepara para abrir o elBulli1846.

Localizado no espaço com 6.000 metros quadrados anteriormente ocupado pelo famoso restaurante da Cala Montjoi, o novo projeto do prestigiado cozinheiro espanhol não será, no entanto, um templo de degustação gastronómica. "Será um centro de exposições com um laboratório de investigação onde uma equipa de mais de 20 pessoas se dedicará à investigação e à experimentação", anunciou hoje Ferran Adrià.

Durante a sua intervenção no Reale Seguros Madrid Fusión 2019, o chef falou ainda nos (outros) planos que a elBullifoundation, a fundação que criou, tem em curso. Além da Bullipedia, anunciou também a criação do LABulligrafía, em 2022, um espaço museológico físico e um arquivo digital que pretende mostrar o papel de Ferran Adrià, Juli Soler e Albert Adrià na (r)evolução gastronómica contemporânea.

"Durante oito anos, fomos desenvolvendo um projeto. Ao longo deste tempo, assistiram seguramente a muitas contradições, mas isso agora vai mudar", garantiu Ferran Adrià, que anunciou para o dia 1 de maio o lançamento do novo site onde dará novidades dos seus empreendimentos. "Muitas pessoas perguntam-me se eu continuo a ser cozinheiro. Claro que sim, mas agora com outras funções", garante o chef espanhol.