O Slowfood é uma associação sem fins lucrativos criada em 1986, com sede em Bra, Itália. Em Portugal, o movimento arrancou em 1997 com a criação do Convivium Arrábida. Passa agora a marcar presença na Internet, em www.slowfood.pt .
Este Convivium conta já com 200 membros, entre cozinheiros, donos de restaurantes, produtores, investigadores, jornalistas, professores e amantes da biodiversidade, sendo responsável pela organização de diversos eventos relacionados com a boa alimentação. Provas de especialidades, visitas a produtores, piqueniques e outras ocasiões são motivos para encontros do Slowfood Portugal. Projectos como os Cogumelos Silvestres, a Educação do Gosto para Crianças e a participação na festa Frutos e Sabores da Arrábida são eventos organizados pelo movimento. Entre as próximas participações, está a visita ao Alecrim aos Molhos, para conhecer a produção rural de ervas aromáticas, a 18 de Junho; e a feira Cheese, em Itália de 16 a 19 de Setembro próximo.
O objectivo do movimento Slowfood, não só em Portugal como em todo o mundo, é combater o fenómeno do fastfood enquanto "atitude inconsciente que corrói a nossa herança culinária, sob a máscara da eficiência" e propor uma melhor qualidade de vida, comparar tradições centenárias, empenhar-se em favorecer e privilegiar uma consciência maior das nossas origens culinárias, desenvolver o intercâmbio de conhecimentos e a compreensão de outras culturas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.