A cozinha também é ciência e, neste âmbito, os avanços introduzidos pela “gastronomia molecular” na forma como se confeccionam os alimentos, veio optimizar resultados, introduzir novas técnicas e potenciar o processo criativo. No fundo aplicam-se princípios científicos, sobretudo da física, química e biologia a métodos culinários.
Neste sentido o Instituto Superior de Agronomia, através do Centro de Botânica Aplicada à Agricultura, tem vindo a divulgar, em seminários, as técnicas mais recentes e inovadoras usadas na cozinha e desenvolvidas por equipas de chefes e cientistas.
Desta forma, no próximo dia 20 de Junho decorre naquela instituição mais um seminário teórico-prático subordinada ao tema “utilização de alginatos e de azoto líquido”, dirigido especialmente a Chefes de Cozinha, docentes, estudantes de escolas de hotelaria, gastrónomos e profissionais do sector alimentar.
No decorrer do seminário os participantes terão oportunidade de conhecer os alignatos, agentes gelificantes que permitem a preparação de “bolinhas”, idênticas às que constituem o caviar, com sabores não convencionais. Já o azoto líquido, que provoca um rápido abaixamento de temperatura, permite a preparação quase instantânea de gelados, de textura aveludada.
A organização destas acções está a cargo de cientistas que integram a actividade “A Cozinha é um Laboratório”, da Agência Ciência Viva, que nos últimos anos se tem debruçado sobre a Gastronomia Molecular.
O custo da inscrição é de 150,00 euros (documentação, amostras de material e café incluídos).
Mais informações e inscrições podem ser efectuadas nos seguintes contactos:
Sofia Rodrigues
Instituto Superior de Agronomia
213 653 558
dag.formacao@isa.utl.pt