Há apenas 28 lugares, divididos entre as mesas e o balcão, neste restaurante por trás do Mercado da Ribeira, em Lisboa. O balcão tem a vantagem de deixar ver a azáfama na preparação dos pratos, mas a mesa proporciona mais calma e mais conversa. O espaço, uma antiga frutaria, parece à primeira vista uma taberna tradicional, com direito a réstias de cebolas e alhos pendurados na parede e louça britânica azul e branca da Burleigh. Na verdade, é uma steakhouse moderna e equipada com um Josper, a máquina que combina grelha a carvão 100% vegetal com forno de altas temperaturas, completada com um enorme exaustor. A Sala de Corte é mais um investimento do Grupo Multifood, de Rui Sanches, responsável pelas marcas Vitaminas, Honorato, Cais de Pedra e Alma, entre outros, cada um com o seu conceito bem definido.

Aqui, o jovem chefe de cozinha, Luís Gaspar, definiu apenas seis pratos de carne: Vazia, Picanha, Entrecôte, Lombo, Chateaubriand e Chuletón de Buey, sendo este o principal cartão de visita da casa. Todos eles podem ser acompanhados por sete molhos: chimichurri, stilton, pimenta, maionese trufada, cogumelos, bearnaise e manteiga de alho e ervas.

Antes pode-se apreciar as entradas, numa escolha exclusivamente carnívora, entre carpaccio de lombo de novilho, presunto ibérico 5J (com ou sem burrata) ou croquetes e pica-pau de novilho. Toda a carne provém de produtores certificados, portugueses ou argentinos.

Os acompanhamentos dividem-se em batata frita, corações de alface, puré de batata trufados, dauphinoise de batata-doce, esparregado de espinafres com queijo da ilha, salada de endívias com roquefort e nozes e legumes grelhados com azeite e tomilho.

Nas sobremesas provamos uma pavlova de frutos vermelhos com sorbet de framboesa e um falso crumble de caramelo, chocolate e amendoim, mas também há tartelete de fruta fresca, creme brulée com erva-príncipe e taça de gelado.

Uma refeição completa (incluindo bebidas) fica, em média, em 25 euros por pessoa. Para refeições mais rápidas e a preços mais acessíveis, há pregos, bitoques e hambúrgueres, entre os 9 e os 14 euros. A Sala de Corte não aceita reservas, por isso é melhor ir relativamente cedo.

Sala de Corte

Horário: Segunda a sexta-feira – almoços das 12h às 15h; jantares das 19h00 às 00h00.

Sábados e domingos - das 12h às 00h00, com dois turnos para jantar: 20h e 22h

Tel. 213 460 030; Email: saladecorte@saladecorte.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.